Corpo de Serguei é enterrado em cemitério na Região dos Lagos do Rio

Grupo de motociclistas realizou um cortejo em homenagem ao artista neste sábado (8) em Saquarema. Cantor tinha 85 anos e morreu na manhã de sexta-feira (7) em Volta Redonda.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O corpo do cantor Serguei foi enterrado por volta das 11h50 deste sábado (8) no Cemitério Municipal de Saquarema, na Região dos Lagos do Rio.

Um cortejo com a presença de dezenas de motociclistas foi realizado em homenagem ao artista do rock nacional, durante o translado do corpo da Câmara de Vereadores, local onde foi realizado o velório, até o cemitério da cidade.

Um outro cortejo foi realizado pela manhã entre a funerária e a Câmara de Saquarema.

Serguei era padrinho do motoclube Pecadores MC de Saquarema. O roqueiro morreu aos 85 anos, nesta sexta-feira (7) no Hospital Zilda Arns, em Volta Redonda (RJ), onde estava internado há 11 dias.

 Foto: Bruna Carvalho/Inter TV

Amigos do artista participaram do velório. Uma dupla integrante da banda, Made In Brazil, prestigiou Serguei com suas últimas homenagens.

"O Serguei nos deu a honra de participar de 4 DVDs que lançamos. Ele estava como um dos convidados do nossos shows. Um amigo querido e que vai fazer muita falta para o rock no Brasil", afirma o artista.

O cantor morreu por problemas cardíacos, ocasionados por pneumonia, desnutrição e complicações senis, segundo informou a Secretaria de Estado de Saúde. O corpo de Serguei chegou a Saquarema ainda na noite de sexta.

Ele foi internado no começo de maio em um hospital em Saquarema (RJ), cidade onde morava, com um quadro de desidratação, desnutrição e infecção urinária. Segundo os médicos, ele sofria de Alzheimer.

As causas do emagrecimento do roqueiro foram investigadas pelo médico Rodrigo Lima, geriatra que o acompanhou por quatro anos. No final do mês, apresentou arritmia severa e insuficiência respiratória aguda. Com o agravamento de seu estado de saúde, foi transferido para Volta Redonda.

Na unidade, o roqueiro recebeu tratamento humanizado e reagiu ao ouvir rock.

Deixou legado

Na semana passada, o ator Carlos Loffler fez uma publicação na internet homenageando o amigo Serguei. No texto, o ator diz: "Uma coisa é ser roqueiro, outra coisa é Serguei!!", enaltecendo a grandiosidade do artista.

O ator visitou Serguei no hospital na quinta-feira (6).

"Perdemos o Serguei! Eu já saí de lá com uma sensação muito estranha e estou aqui muito, muito, muito triste! Serguei era um cara maravilhoso. Foi muito brabo pra mim", disse o ator.

O médico geriatra, Rodrigo Lima, que cuidava do Serguei há quatro anos, também lamentou a morte do cantor.

“Construímos uma amizade. Eu ia na casa dele, ele ia me visitar no hospital. Recebi com muita tristeza a notícia porque tinha a esperança dele voltar para Saquarema, apesar de saber que ele estava muito debilitado e fraquinho. O Serguei era muito querido”, disse Rodrigo Lima.

O diretor social do motoclube de Saquarema, o Popeye, lamentou ocorrido.

"Ele era padrinho do nosso motoclube, nossa amizade era bem intensa. É uma perda não só nossa, mas pra todo mundo", afirma Popeye.

Retiro dos artistas

No hospital, Serguei manifestou o interesse em continuar vivendo em Saquarema, conforme revelou o médico.

Logo após a internação do cantor, o hospital entrou em contato com o Retiro dos Artistas para verificar a possibilidade da instituição recebê-lo, caso ele queira numa conversa posterior, após sua recuperação. Por causa da idade e dos cuidados que o cantor necessita, seria uma alternativa caso tivesse alta.

A administradora do Retiro dos Artistas, Maria Aparecida Cabral, revelou que estava à disposição, mas que isso depende fundamentalmente da vontade do Serguei e ressaltou que a instituição não tem condição de arcar com os custos de um acompanhante 24 horas por dia para ele, e que esse gasto deve ser de responsabilidade de alguém da família ou da própria Prefeitura de Saquarema.

Veja trajetória

O cantor nasceu em 8 de novembro de 1933, filho único do executivo Domingos Bustamante e da dona de casa Heloísa Bustamante. Aos 12 anos, foi morar com a avó materna, Lia Anderson, em Long Island, Nova York, onde participou de festivais estudantis.

Voltou ao Brasil em 1955, aos 22 anos, mas depois retornou aos Estados Unidos, onde começou sua carreira musical, em 1966. Voltou ao Brasil novamente em 1972 e foi morar na cidade de Saquarema, no Rio de Janeiro. Foi quando começou a ficar famosa a história de que ele havia tido um affair com a cantora Janis Joplin.

O músico era conhecido por fazer versões de clássicos do rock, sempre com uma performance, um visual e um discurso exagerados. Seu visual era marcado por roupas rasgadas, maquiagem, vários acessórios, camisas pretas e cabelos longos.

Serguei se apresentou em quatro edições do Rock in Rio (1991, 2001, 2011 e 2013) e teve a casa em Saquarema transformada em um museu do rock.

Templo do rock

A casa onde Serguei morava em Saquarema (RJ), conhecida como Templo do Rock, será mantida como Patrimônio Cultural da cidade, conforme divulgou a Prefeitura na tarde desta sexta-feira (7).

Segundo o município, o espaço foi inaugurado em julho de 2006, e reúne diversos materiais como fotografias, CDs, discos, roupas e demais itens que contam um pouco da história do Rock no Brasil.

Com a morte do cantor, a Prefeitura disse que o Templo do Rock ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação e Cultura que deverá coordenar as ações de preservação para mantê-lo como patrimônio cultural do município.

O objetivo, segundo o município, será levar a história de Serguei e do rock brasileiro para as futuras gerações.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES