Covid-19: saiba por que o ator Nick Cordero teve que amputar a perna

Ator teve problemas de coagulação por complicações da covid-19

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ator Nick Cordero, 41, conhecido por atuar espetáculos da Broadway e na TV norte-americana, teve problemas de coagulação por complicações da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (SARS-Cov-2).

Segundo posts de sua mulher, a dançarina Amanda Kloot, nas redes sociais, enquanto hospitalizado, o canadense começou a ter problemas na circulação sanguínea da perna direita e não recebia sangue nas pontas dos pés.

Ela contou que Cordero começou a receber medicação anticoagulante no último sábado (18), já na UTI. "Os anticoagulantes corrigiram os problemas de coagulação, mas causaram outros. A medicação afetou sua pressão arterial e causou sangramento interno no intestino", disse ela no sábado.

Com o uso das drogas interrompido, o ator teve sua perna amputada no Cedars-Sinai Medical Center, em Los Angeles, onde está internado.

Qual a relação entre a Covid-19 e a coagulação do sangue? 

Entre fevereiro e março de 2020, o periódico científico Journal of Thrombosis and Hemosthasis publicou quatro artigos abordando a relação intrincada, complexa e ainda pouco compreendida entre a covid-19 e trombogênese (formação de trombos, a coagulação de sangue).

Por enquanto, o que os cientistas sabem é que o novo coronavírus induz em casos mais graves, uma tempestade de citocinas (emissão de sinais entre as células durante o desencadeamento das respostas imunes) que leva à ativação de coagulações, causando fenômenos trombóticos.

"O que passamos a entender é que o vírus entra pelo epitélio respiratório (mucosa que se estende da cavidade nasal até os brônquios), agride-o e deixa os brônquios e os alvéolos com a membrana exposta, criando algo parecido com um machucado. Isso faz o corpo querer estancar a ferida, e a resposta do organismo é a coagulação, entrando em estado de hipercoaguabilidade, que na verdade, não resolve o problema", explica a pneumologista Elnara Marcia Negri, do Hospital Sírio Libanês.

De acordo com Rodrigo Borsari, gerente médico do Hospital Nipo Brasileiro os anticoagulantes podem, sim, gerar sangramentos no sistema nervoso central e sistema gastrointestinal. "Justamente por isso ainda não foi estabelecido que deve ser usado de forma universal para pacientes com a covid-19 ou outros problemas. Os riscos são grandes e podem ser maiores que os benefícios", esclarece.

Embora não conheçamos o caso clínico completo do ator, Borsari aponta que o quadro pode ser mais grave para pacientes que já têm outros problemas relacionados à coagulação, o que poderia levar à necessidade de amputação.

Estado do ator é estável 

No Instagram, Kloot começou a hashtag #WakeUpNick (acorde, Nick) e pediu aos fãs que enviassem seus vídeos deles dançando e mandando boas energias para que ele acordasse. Mais tarde, no sábado, ela compartilhou uma atualização de que a cirurgia dele foi bem. "Ele passou pela cirurgia, que é realmente grande porque obviamente seu corpo está muito fraco. Espero que ele apenas relaxe e descanse", disse.

Em posts recentes, ela acrescentou que seu estado é estável e que ele está se recuperando de acordo com o esperado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES