Declaração do Imposto de Renda pode ser feita no celular e no computador

Prazo da entrega começa na segunda-feira (7) e vai até 29 de abril; programa poderá ser baixado também em 7 de março

Declaração do Imposto de Renda pode ser feita no celular e no computador | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O contribuinte poderá enviar a partir da próxima segunda-feira (7) a declaração do Imposto de Renda 2022. A Receita Federal espera a entrega de 34,1 milhões de documentos até o final do prazo de entrega, em 29 de abril.

O Programa IRPF 2022 poderá ser baixado também a partir do dia 7 de março no site da Receita Federal, no endereço: www.gov.br/receitafederal/pt-br.

Para os dispositivos móveis, como tablets e smartphones, o acesso pode ser feito pelo serviço Meu Imposto de Renda, disponível por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda, nas lojas de aplicativos Google Play, para o sistema operacional Android, ou App Store, para o sistema operacional iOS.

Pelo computador, o programa pode ser acessado no serviço Meu Imposto de Renda, disponível no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) que pode ser acessado no endereço: eCAC - Centro Virtual de Atendimento (fazenda.gov.br)

Declaração do Imposto de Renda pode ser feita no celular e no computador - Foto: Agência Brasil

Com a ampliação do acesso à declaração pré-preenchida, por meio de todas as plataformas disponíveis, os contribuintes que tenham níveis de segurança alto na plataforma gov.br (níveis ouro e prata) poderão usar esse modelo, que permite iniciar a declaração já com várias informações úteis que facilitam o preenchimento.

A declaração pré-preenchida estará disponível a partir do dia 15 de março. Antes, a facilidade era limitada a quem tinha certificado digital.

A partir de quinta-feira (3), começam a ser habilitados os serviços de Imposto de Renda com conta no site do governo federal.

Outra novidade deste ano é o recebimento da restituição e o pagamento de Darf via Pix. Para receber a restituição do Imposto de Renda por meio de pagamento eletrônico, é preciso que a chave Pix seja o CPF do titular da declaração. Não será permitida chave Pix de telefone, email nem chaves aleatórias, apenas o CPF.

Também será possível pagar com Pix o Darf emitido pelo programa do Imposto de Renda quando houver imposto a pagar. O Darf vai ser emitido com o QR Code, facilitando o pagamento. A data e a ordem do crédito da restituição seguem as priorizações instituídas em lei.

 FONTE: PORTAL R7



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES