Derrame pleural que afetou Bruno é sinal de alerta para outras doenças

A condição não é doença, mas indica que algo de errado no corpo.

| Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O derrame pleural que afetou o cantor Bruno Cardoso, vocalista do grupo Sorriso Maroto, é popularmente conhecido com água na pleura. A condição não é doença, mas indica que algo de errado no corpo. As informações são do Extra.

"A causa mais comum em pessoas na idade do cantor é a tuberculose pleural. Mas a condição também pode ser provocada por pneumonia, insuficiência renal e até metástase de câncer", explica o pneumologista Gilmar Alves Zonzin, presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Estado do Rio (Sopterj).

As pleuras são duas membranas que cobrem o pulmão e a caixa torácica. É normal ter um líquido, em pequena quantidade, entre as duas membranas. Sua função é facilitar a expansão do pulmão durante a respiração. O problema é quando o líquido aparece em grande quantidade. O diagnóstico é feito baseado nos sintomas e em exames de imagem, como detalha Rogério Rufino, presidente da Sopterj:

"Com a radiografia conseguimos identificar a presença do excesso de água. A partir daí pedimos uma tomografia e um ultrassom do tórax para dimensionar a quantidade".

O tratamento vai depender do tipo de problema que provocou o derrame na pleura. Para diagnosticar a causa é preciso fazer uma pulsão do líquido e retirar um pequeno fragmento da pleura para biópsia.

"A duração do tratamento e a indicação de repouso vai depender da causa, mas essa não é uma condição na qual a pessoa leva a vida normalmente sem nenhum cuidado", diz Zonzin.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES