Diretora aceitou fazer 'Viúva Negra' por insistência de Scarlett Johansson

A chegada de Viúva Negra aos cinemas e no streaming causou um terremoto de magnitude global no entretenimento

Viúva Negra | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A chegada de Viúva Negra aos cinemas e no streaming causou um terremoto de magnitude global no entretenimento. O filme da heroína se tornou a melhor estreia desde o começo da pandemia nos Estados Unidos, arrecadando 80 milhões de dólares apenas nas salas de exibição. O mais novo sucesso da Marvel, porém, poderia ter sido bem diferente: a diretora Cate Shortland custou para aceitar comandar o longa — e o “sim” só veio graças à insistência de Scarlett Johansson. Em meio a conversas pelo Zoom, as duas se conheceram melhor e a atriz conseguiu fazer com que Shortland cedesse e entrasse de cabeça no projeto.  

Sem entender o motivo

Em seus vinte anos de carreira, a diretora australiana nunca havia chegado perto de produções de super-heróis e ficou sem entender o motivo pelo qual a Marvel a queria tanto. “Inicialmente eu disse ‘não’. Falei para o meu empresário em LA: ‘não há como eu fazer este filme e não sei por que estão me perguntando. Todo esse esforço é uma loucura’”, disse em entrevista à Variety. Shortland só não contava com os cortejos da própria intérprete da Viúva Negra – que, inclusive, havia sido responsável por indicar seu nome para a empresa de Kevin Feige. 

Scarlett Johansson convenceu diretora a fazer 'Viúva Negra'

Cate Shortland não possui no currículo filmes de ação e nem grandes sucessos de bilheteria. Mas um em específico chamou a atenção de Scarlett Johansson: Lore, de 2012. O longa acompanha uma adolescente alemã que, em meio à II Guerra Mundial, precisa defender seus irmãos ao mesmo tempo em que busca se livrar da doutrinação nazista. Considerado uma obra-prima por Johansson, o filme foi o motivo pelo qual a atriz insistiu tanto com a diretora. Uma tarefa difícil. 

Assunto era evitado

O assunto ‘Viúva Negra’ era constantemente evitado durante as conversas. A diretora, inclusive, comparou a relação das duas às fases iniciais de um namoro. Mas, à medida que se conheciam mais, as oportunidades criativas oferecidas pelo filme tornaram-se tentadoras para a proposta não ser aceita. “Fui fisgada pela ideia de tentar contar uma história realmente pessoal e íntima em meio a tanta beleza e espetáculo. Quando realmente decidi que queria fazer, decidi 150%.”

Mesmo se dizendo “falida”, ela pagou 10 000 dólares a uma editora para ajudá-la a montar uma espécie de teste, com cenas tiradas de filmes como Onde os Fracos Não Têm Vez e Sicario, e assim mostrar aos chefões da Marvel o que ela queria fazer com Viúva Negra. Deu certo. Vale lembrar que a diretora teve total controle dos embates viscerais do longa, trabalhando de forma colaborativa com o coordenador de dublês Darrin Prescott. A experiência vai na contramão às percepções de que a Marvel normalmente escolhe diretores pouco experientes em filmes assim, para ter controle das sequências de ação. 

Agora afastada do universo cinematográfico da Marvel, Cate Shortland mira outros projetos que fogem à ação, mas, como disse à Variety,  tem sempre em mente que a experiência de ter feito Viúva Negra curou seus receios em fazer blockbusters de super-heróis.

Bastidores do filme 'Viúva Negra'



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES