DJ de 13 anos fez a música mais tocada do Brasil, 'Casei Com a Putaria'

De setembro até a primeira quinzena de outubro, a faixa alcançou o 1º lugar no ranking nacional das principais plataformas de streaming

DJ de 13 anos fez a música mais tocada do Brasil, 'Casei Com a Putaria' | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

RICARDO PEDRO CRUZ

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS)

Yuri Ferreira de Almeida, também conhecido como DJ Kotim, de 13 anos, viu a vida se transformar em 2022. O garoto foi o responsável pela criação das bases para a música "Casei Com a Putaria".

De setembro até a primeira quinzena de outubro, a faixa alcançou o 1º lugar no ranking nacional das principais plataformas de streaming. Duas semanas depois, a canção, que conta com versos escritos pelos MCs Paiva e Ryan SP, ainda permanece entre as mais ouvidas.

Em conversa com a reportagem, o artista e a mãe dele, Simone Ferreira, falaram sobre o início da carreira, a mudança da família para São Paulo (SP), a relação do garoto com a escola, o conteúdo das letras de funk e os efeitos do sucesso.

DJ de 13 anos fez a música mais tocada do Brasil, 'Casei Com a Putaria' - Foto: Reprodução

'CASEI COM A PUTARIA'

A música é um fenômeno digital. Em apenas três meses no YouTube, o clipe já acumula mais de 95 milhões de visualizações e segue na lista de tendências de crescimento - de acordo com consulta realizada na plataforma no dia 27 de outubro.

A canção, embora não tenha sido escrita por ele, apresenta trechos que falam de questões como sexo, como: "Casei com a putaria não abandono nunca. Adoro a pernoitada vivência maluca. Faltou comida em casa, eu procuro na rua".

A mãe, que também é produtora do músico, ressalta, porém, que conversa com o filho e acompanha de perto o trabalho dele. De acordo com Simone, tanto ela quanto o garoto encaram a vida profissional de "Kotim" como um personagem e que fora do escritório ele é apenas uma criança.

"O que ele escreve não é o que vive. Ele simplesmente ouve, lê e assiste muita televisão para poder escrever as letras dele. É como se fosse um universo paralelo. Ele escreve aquilo, mas não é uma coisa que ele vive. O meu papel de mãe é mostrar o que é certo", explica.

TRABALHO E ESTUDO

Yuri vem experimentando as consequências da fama desde que a música estourou na internet. Simone, no entanto, afirma que busca orientar o filho sobre a importância de conciliar as obrigações da função com a rotina de estudos.

"O estudo vem em primeiro lugar. A gente faz tudo baseado nos horários. Para faltar na escola só se tiver um clipe ou alguma coisa que justifique. A escola tenta ajudar ao máximo. Quando precisa faltar, ele faz trabalhos de escola para compensar. É tudo muito bem organizado com a escola", conta.

Durante a semana, a rotina do músico fica dividida entre as obrigações do colégio e as demandas do trabalho. Quando está entre os amigos da escola, porém, o garoto diz que faz questão de ser tratado apenas como Yuri.

DJ de 13 anos fez a música mais tocada do Brasil, 'Casei Com a Putaria' - Foto: Reprodução

"Está sendo tranquilo. Eu tenho o meu tempo de ir para a escola e o meu tempo para o trabalho. Eu levo a minha vida de criança e a minha vida de profissional. Na escola, eu não gosto de ser tratado como o Kotim que trabalha. Eu gosto de ser tratado como Yuri."

É depois da escola, no entanto, que entra em campo o personagem. "Eu me visto de Kotim. Tomo um banho, mudo de roupa e vou para a Love Funk. Eu fico até às 9 da noite, mais ou menos, quando eu passo muito é umas 11 horas. Aí a minha mãe já fica brava comigo e nós vamos embora."

O INÍCIO E A MUDANÇA

Kotim começou a editar os primeiros vídeos ainda aos 8 anos, quando nem imaginava a dimensão que a própria música poderia alcançar tempos depois. Com um notebook na mão, presente que ganhou da mãe, ele encontrou o meio para aperfeiçoar o próprio talento.

O primeiro contato com a produção de beats de funk aconteceu por acaso, enquanto Yuri tentava entender como reproduzir um efeito em um dos seus vídeos.

"Eu estava editando um clipe e fui pesquisar como fazer no app aquele efeito, aquele som de quando você entra na piscina e fica com os ouvidos tampados. Pesquisando, eu vi uma recomendação do YouTube, que dizia: 'Como fazer um beat de funk'. Eu baixei o aplicativo na hora e comecei a aprender", contou.

O garoto, que chegou a passar por duas agências em Belo Horizonte, Minas Gerais, também abriu o próprio escritório na capital mineira. No aniversário de 12 anos, no entanto, ele trocou mensagens de texto com o dono da Love Funk -agência que cresceu significativamente ao longo dos últimos dois anos- e viu a própria vida se transformar dali em diante.

"Depois da minha festa de aniversário, eu mandei um oi para o Rato. Passou uns 20 ou 30 minutos e ele mandou o número dele. Eu travei. Fiquei parado. Foi quando eu disse para a gente fechar um trabalho. Ele já chamou para vir a São Paulo e falou que mandaria o dinheiro", lembra o DJ de 13 anos.

Kotim acabou fechando contrato com o escritório e a mudança para São Paulo ficou inevitável. "O Rato [dono do escritório] chegou e falou: 'Vocês vão voltar para BH amanhã e já pode buscar as suas coisas. Quando você voltar nós vamos assinar um contrato e já vão ter onde viver'. Eu fiquei muito feliz. Foi o dia mais feliz da minha vida. Mudou tudo. Mudou a vida da minha mãe, do meu pai, da minha família".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES