Ex-Malhação, Ludmila Dayer revela diagnóstico de esclerose múltipla

A doença é autoimune e atinge o sistema nervoso central: pode prejudicar a visão, a fala, a audição e os movimentos.

Ex-Malhação, Ludmila Dayer revela diagnóstico de esclerose múltipla | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A atriz Ludmila Dayer, conhecida por interpretar Joana na sétima temporada de "Malhação", no ano 2000, revelou nesta quarta-feira (28) o diagnóstico de esclerose múltipla. Ela contou sobre a doença durante uma transmissão ao vivo em seu Instagram. Segundo ela, a doença foi causada pelo vírus EBV (Vírus Epstein–Bar).

A esclerose múltipla atinge cerca de dois milhões de pessoas no mundo e no Brasil, mais de 30 mil pessoas, segundo o Ministério da Saúde. A doença é autoimune e atinge o sistema nervoso central: pode prejudicar a visão, a fala, a audição e os movimentos. Artistas como Guta Stresser e Cláudia Rodrigues também revelaram ter a doença.

Ex-Malhação, Ludmila Dayer revela diagnóstico de esclerose múltipla (Foto: Divulgação)Ludmila contou que cerca de dois anos atrás começou a se sentir muito mal. "Era uma pessoa que praticava muitos esportes, eu malhava, achava que tinha saúde", disse na transmissão. "De repente, meu corpo começou a ficar esquisito."

Em 2020, ela conta que começou a perder a cognição e visão e ter muita fraqueza. Durante um ano, ela enfrentou uma bateria de exames sem conseguir um diagnóstico. "Quando ninguém fala o que você tem, você acha que está ficando maluca", disse.

No início do ano, ela foi então diagnosticada com esclerose múltipla, causada pelo vírus EBV. "Meu mundo caiu", disse. "Eu estou no auge do meu trabalho, de projetos, estou começando a dirigir agora..."

Ludmila contou sobre o diagnóstico da doença em live feita em seu Instagram (Foto: Reprodução)"Eu comecei a estudar o que eu tinha e comecei a desmistificar muita coisa em relação a doença", disse. Por recomendação médica, ela mudou a sua alimentação. "Comecei a ver que certos alimentos causam inflamação no corpo e outros desinflamam o corpo."

"Já na primeira semana eu já consegui perceber que as minhas conexões melhoraram um pouco", disse. Dentro desse novo protocolo médico, ela disse que cortou itens como glúten, ovo, carne e álcool.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES