Famoso apresentador na Inglaterra é acusado de centenas de casos de estupro

Jimmy Savile era um DJ que migrou para a televisão da Inglaterra nos anos 60 de lá nunca saiu

Apresentador inglês é acusado de centenas de casos de estupro | Reprodução/Redes sociais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Jimmy Savile era um DJ que migrou para a televisão da Inglaterra nos anos 60 de lá nunca saiu. Comandou o "Top Of The Pops", principal programa musical do país. Apresentou o "Jim'll Fix It", que realizava sonhos inusitados de crianças. Recebeu benção do papa João Paulo II. Virou amigo próximo de Margaret Thatcher, primeira-ministra, nos anos 80. 

Tornou-se conselheiro da família real britânica, com direito a sugerir para o príncipe Charles protocolos de ação em caso de tragédias. Seu jeito excêntrico não o impediu de estabelecer relações com gente poderosa. Por meio delas, conseguiu milhões de libras em doações para hospitais do país. Em dado momento, inclusive, passou a trabalhar voluntariamente nessas instituições. Para todo o país, Jimmy era um grande filantropo. Quando morreu, em 2011, não faltaram homenagens. Até que se descobriu que ele era um monstro.

Famoso apresentador na Inglaterra é acusado de centenas de casos de estupro- Foto: Reprodução

O documentário "Segredos e Crimes de Jimmy Savile", disponível na Netflix, conta bem essa história. Grande egocêntrico e católico fervoroso, o apresentador, além de gostar da atenção, tentava compensar seus pecados fazendo o bem. E aqui não estamos falando de qualquer crime: um dos homens mais famosos da Inglaterra era um pedófilo assustador, que ia colégios internos para jovens problemáticos e abusava de menores de idade prometendo levá-las aos bastidores de seu programa. Nos hospitais psiquiátricos em que trabalhava, se aproveitava da vulnerabilidade de pacientes para assediar e estuprar. Tudo ocorreu ao longo de 50 anos, enquanto ele era aclamado.

 O mais curioso sobre o documentário em duas partes não é somente como ele conseguiu manter caladas suas mais de 400 vítimas - descobertas, diga-se. A todo momento, em entrevistas, o apresentador dava dicas de que fazia algo errado. Bolinava garotas, dizia que estava prestes a ser pego, que seu caso seria revelado "na quinta-feira". O tempo inteiro dava dicas de que tinha um grande segredo.

 Ninguém teve coragem de perseguir a pista. E, mesmo quando surgiram os primeiros rumores, seguiu considerando-se intocável. Era, afinal, também um cavaleiro condecorado pela rainha. A polícia inglesa, aliás, fechou os olhos a todas as denúncias que chegaram contra ele. É assustador.

 Por décadas um pedófilo foi aclamado como uma das figuras mais queridas de um país inteiro. E, mesmo após sua morte, quando as revelações estavam prestes a vir à tona, ainda assim houve quem o protegesse: a BBC chegou a mandar engavetar um programa sobre as acusações - depois, reconheceu que errou. Casos como o de Jimmy Savile mostram que o mundo das aparências e holofotes esconde muitos segredos podres. E é uma lição para imprensa e fãs, que por vezes se deslumbram tanto com determinadas figuras que acabam se descolando da realidade e ignorando os sinais. Ele morreu sem ser punido por seus crimes. Histórias como essa não podem se repetir. Nunca mais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES