Fátima Bernardes é criticada por militares após enquete polêmica

Um PM também mostrou sua revolta nas redes sociais

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A apresentadora Fátima Bernardes virou alvo de protestos em todo o Brasil. Tudo começou após uma enquete feita em seu programa, na qual ela questionou quem deveria ser salvo primeiro, um policial ou um traficante. Ambos estariam feridos, mas os médicos saberiam que o bandido poderia está em estado grave. Os convidados em unanimidade escolheram salvar o criminoso. A partir daí, começou a polêmica nas redes sociais. Fátima passou a ser acusada de apoiar bandidos e vários militares se mostraram revoltados com a apresentadora.

Tudo piorou depois que um helicóptero da PM do Rio de Janeiro caiu e morreram os quatro policiais que estavam nele. Inicialmente, falou-se em abatimento da aeronave por parte dos bandidos.

O deputado federal Jair Bolsonaro, também se manifestou após repercussão. Ele gravou um vídeo em que responde a tal enquete proposta por Fátima. Ele diz que ao defenderem direitos humanos apenas para bandidos, estariam sendo tão marginais quanto eles.

Um PM também mostrou sua revolta nas redes sociais, no vídeo em questão, o policial pergunta quem merecia ser atendido em uma situação de estupro, sendo que a vítima, no caso, seria Fátima. "E se você tiver uma faca e furar ele para se proteger? Ele ficará gravemente ferido, mas você também estará machucada. Quem a ambulância deve salvar primeiro, você ou o marginal?", questionou.

A assessoria da emissora enviou uma nota em que afirma que o Encontro com Fátima Bernardes “preza sempre pelo respeito a todos”. A enquete foi realizada na data da estreia de Sob Pressão, longa-metragem de Andrucha Waddington sobre um médico que se vê com dilemas como o levantado pela atração.

“Diariamente, o Encontro com Fátima Bernardes propõe temas e discussões relevantes ao público e à sociedade. No programa em questão, a partir da cena de um filme em cartaz que mostra o dilema ético vivido por um médico em uma emergência, o Encontro não só propôs a reflexão sobre o caso, como também convidou um médico especialista para esclarecer ao público sobre a conduta adequada em situações semelhantes à mostrada no filme, onde a personagem tem que escolher entre atender a um traficante, um policial ou uma criança”, diz o comunicado. “A discussão destacou que as questões éticas da profissão de médico devem prevalecer sobre os julgamentos de valor, concluindo que todos devem ser atendidos, sem distinção, e de acordo com a gravidade de seu caso. No debate deste ou de qualquer outro tema, o programa preza sempre pelo respeito a todos. Tem, inclusive, enaltecido a profissão de PM’s, bombeiros e socorristas no quadro ‘Heróis de Farda’, que mostra aqueles que se destacaram pelo bom exemplo.”

Uma campanha na internet vem discutindo as preferências da sociedade diante de policiais e bandidos feridos com necessidade de atendimento de urgência.

Sob a hashtag #EuEscolhoSalvaroPolicial, usuários do Facebook estão publicando vídeos e imagens em resposta ao programa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES