Morre Antônio Pedro, ator de 'Escolinha do Professor Raimundo', aos 82

Internado em um hospital no Rio de Janeiro, Antônio Pedro morreu em decorrência de insuficiências renal e cardíaca.

o | o
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Morreu neste domingo o ator, diretor e roteirista Antônio Pedro, aos 82 anos. A informação foi confirmada por uma nota da TV Globo, na qual o artista trabalhou por décadas. Internado em um hospital no Rio de Janeiro, Antônio Pedro morreu em decorrência de insuficiências renal e cardíaca.

Ator de novelas como "Sassaricando", de 1987, e "Bebê a Bordo", de 1988, ele brilhou ainda no cinema em filmes como "Gabriela, Cravo e Canela", de 1983, "Muito Prazer", de 1980, parte da trilogia de David Neves sobre Copacabana.

Ainda na TV, participou de programas humorísticos como a "Escolhinha do Professor Raimundo" e "Zorra Total", nos quais fez diversos personagens. Seu primeiro papel nas telinhas foi na TV Tupi, em "Super Plá", de 1969. Iria para a Globo em 1972, com "O Bofe". Faria ainda participações no infantil "O Sítio do Picapau Amarelo", de 2002, além do juvenil "Malhação", nas temporadas de 2007 a 2009.

Morre Antônio Pedro, ator de 'Escolinha do Professor Raimundo', aos 82 (Foto: Reprodução)

Foi ator frequente também nos filmes dirigidos por Hugo Carvana, como "O Homem Nu". Também é estrela de longas celebrados do cinema nacional, como "O que É Isso, Companheiro?" e "O Gigante da América", de Júlio Bressane, e "A Lira do Delírio", de Walter Lima Jr.

Seus últimos trabalhos na televisão foram na novela "Bom Sucesso", de 2019, e nas séries "Shippados" e "Filhas de Eva". A última participação nas telonas foi em "D.P.A. – Detetives do Prédio Azul 2: O Mistério Italiano".

Nascido em 11 de novembro de 1940, no Rio de Janeiro, Antônio Pedro começou sua carreira nso anos 1960, fez cursos e especializações em Paris, e desde então atuou como diretor, roteirista, humorista e produtor em dezenas de filmes, peças e obras na televisão.

Em paralelo à carreira artística, Antônio Pedro mantinha fortes laços com a política. Durante a ditadura militar, atuou como militante do Partido Democrático Trabalhista, o PDT, e, no início dos anos 1980, foi nomeado diretor de teatros da Funarj, a Fundação Anita Mantuano de Artes do Rio de Janeiro.

Após a redemocratização, se tornou o primeiro a ocupar o cargo de secretário municipal de Cultura do Rio, a partir de 1986. Na sequência, assumiu a mesma função em Volta Redonda, no sul do mesmo estado.

Nos anos 1990, tentou se eleger deputado estadual pelo PDT e coordenou o projeto Teatro da UERJ, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com o qual concebeu e produziu 17 espetáculos. Sua atuação enquanto diretor nos palcos sempre foi elogiada pela crítica, graças a um trabalho marcado pela liberdade criativa dada aos elencos com os quais trabalhava.

O velório será realizado na segunda-feira (13), a partir das 10h30, na capela dois do Crematório e Cemitério da Penitência e, às 15h30. O ator será cremado. Antônio Pedro deixa três filhos: a atriz Alice Borges, de seu casamento com Yvette Truffal, a também atriz Ana Baird, de seu casamento com Margot Baird, e Fabio Borges, de seu casamento com Andrea Bordadagua. Também foi casado com Silvia Sangirardi, com quem não teve filhos.

Sobre o pai, Baird escreveu nas redes socais: "Referência. Amor incondicional. Honra e orgulho. "Obrigada por tudo. Obrigada por tanto. Vai na luz, pai. Tem um elenco maravilhoso te esperando do outro lado pra festa. O Teatro te agradece. Eu te agradeço imensamente. Te amo". Ela dedicou ainda uma sequência de fotos com o ator, desde sua infância.

Já o diretor Pedro Carvana, filho de Hugo Carvana e Martha Alencar, escreveu: "Hoje passou pra outros palcos o querido Baixinho. Dono de afinadíssima ironia". "Era sinônimo de zoação, brincadeira e sacanagem, ele e meu pai foram parceiros a vida toda e em muitos filmes. Profissional hiper dedicado, muito talentoso e zero deslumbrado. Deixa muito exemplo a ser seguido".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES