Morre Danuza Leão, modelo e colunista influente que marcou época no Brasil

Famosa pela beleza e pelas festas na juventude, ela se tornaria um farol do comportamento em livros e colunas de jornal

danuza | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Danuza Leão, que fez carreira como uma das modelos e colunistas mais destacadas de sua geração, morreu nesta quarta-feira, aos 88 anos.

Conhecida na juventude pelas passarelas e pela produção de festas badaladas, ela deu uma guinada posterior em direção ao colunismo de comportamento e estilo de vida. Escreveu para Folha de São Paulo por mais de uma década, até que a colaboração foi encerrada em 2013.

Danuza Leão morre aos 88 anos no Rio - Foto: Otávio Magalhães/Estadão Conteúdo 

Entre seus principais livros, se destacam reuniões de crônicas como "Na Sala com Danuza", volumes de comportamento como "É Tudo Tão Simples" e a autobiografia best-seller "Quase Tudo", publicada em 2005.

A vida pessoal de Danuza sempre foi alvo do interesse das páginas de celebridades. Além de irmã de outro ícone cultural, a cantora Nara Leão, ela foi casada com o influente jornalista Samuel Wainer, fundador do revolucionário jornal Última Hora, depois com o cronista e compositor Antônio Maria e com o jornalista televisivo Renato Machado, que fez carreira na Globo.

Danuza também fez colaborações como roteirista na mesma emissora. Ainda que sua relação com filmes e televisão tenha sido lateral, sua carreira também ficou marcada pela participação em um dos filmes mais importantes da cinematografia brasileira, "Terra em Transe", de Glauber Rocha.

Deixa dois filhos, a artista plástica Pinky Wainer e o empresário cinematográfico Bruno Wainer. Seu filho Samuel Wainer Filho, jornalista como o pai, morreu num acidente automobilístico em 1984.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES