Morre o filósofo Bruno Latour, figura do pensamento ecologista

O intelectual defendia que a questão do clima e sua negação tivessem papel central na política.

Morre o filósofo Bruno Latour, figura do pensamento ecologista | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O filósofo e sociólogo francês Bruno Latour, figura emblemática no mundo das ideias e do pensamento ambiental, morreu na madrugada deste domingo (9) em Paris, aos 75 anos, segundo sua editora.

"Éditions La Découverte recebeu com pesar a notícia do falecimento de Bruno Latour esta noite em Paris. Todos os nossos pensamentos estão com sua família", escreveu a editora em comunicado enviado à AFP.

Morre o filósofo Bruno Latour, figura do pensamento ecologista

As obras deste intelectual, lidas e elogiadas no exterior, foram traduzidas para o português. Em 2018, o "New York Times" o chamou de o "mais famoso e incompreendido dos filósofos franceses".

Após a morte, o presidente francês, Emmanuel Macron, elogiou no Twitter "um espírito humanista e plural, reconhecido em todo o mundo antes de ser reconhecido na França".

Quem foi Bruno Latour

Latour nasceu em 22 de junho de 1947 em uma família de comerciantes de vinho em Beaune, no centro-leste da França. Formou-se em filosofia e antropologia. Ele lecionou em escolas de engenharia na França, mas também no exterior, principalmente na Alemanha e nos Estados Unidos, onde foi professor visitante em Harvard.

Foi um dos primeiros intelectuais a perceber a importância do pensamento ecológico. O intelectual interessava-se por questões de gestão e organização de pesquisa e, em geral, pela forma como a sociedade produz valores e verdades.

Ele foi reconhecido, sobretudo, no mundo anglo-saxão e vários de seus trabalhos foram publicados pela primeira vez em inglês. O conjunto de sua obra recebeu o Prêmio Holberg em 2013 e o Prêmio Kyoto em 2021.

Foi considerado "criativo, bem-humorado e imprevisível", segundo o júri do Prêmio Holberg de Ciências Sociais.

Entre suas obras traduzidas para o português estão: "Onde estou: Lições do confinamento para uso dos terrestres" (2021); "Jubilo ou os tormentos do discurso religioso" (2020); "Políticas da natureza: como associar as ciências à democracia" (2018).

Em 2021, ele disse à AFP que as mudanças climáticas e a crise da pandemia revelaram uma luta entre "classes geossociais". "O capitalismo cavou sua própria sepultura. Agora trata-se de repará-la", disse ele.

Ele resumiu seu trabalho para o público em geral em algumas de suas obras e ampliou seu público com ensaios sobre política.

Num ensaio, defendeu a hipótese segundo a qual "há cinquenta anos não entendemos nada sobre posições políticas, se não dermos um lugar central à questão do clima e sua negação".

"É como se grande parte das classes dominantes tivesse chegado à conclusão de que não haveria mais espaço na Terra para eles e para o resto de seus habitantes. Isso explicaria a explosão das desigualdades, o grau de desregulamentação, críticas à globalização e, sobretudo, o desejo desesperado de voltar às velhas proteções do Estado nacional", segundo ele.

Ele foi um dos idealizadores da teoria, nova na sociologia, do "ator-rede" que leva em conta, para além dos humanos, objetos (ou "não-humanos") e discursos, sendo estes também considerados "atores".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES