MP do Paraguai pede que Ronaldinho e irmão continuem presos

O ex-jogador cobriu as algemas com um pano. O objeto é visível nos punhos de Assis.

| Norberto Duarte/AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ronaldinho Gaúcho, 39, e seu irmão Roberto de Assis, 49, chegaram algemados para uma audiência, às 10h deste sábado (7), no Palácio da Justiça, em Assunção (o horário local é o mesmo de Brasília). O ex-jogador cobriu as algemas com um pano. O objeto é visível nos punhos de Assis. As informações são do Folha de São Paulo.

A audiência terminou às 13h, e o promotor Osmar Legal disse que a Procuradoria-Geral pediu a ratificação da decisão de manter Ronaldinho e seu irmão detidos no Paraguai. “Pedimos isso porque há perigo de fuga devido aos recursos econômicos que os acusados têm para deixar o país”.

O advogado de Ronaldinho, Sérgio Queiroz, disse que “a colocação de algemas é um ato arbitrário, abusivo, desproporcional e com manifesto propósito de humilhação”. E acrescentou que a mudança da decisão sobre os brasileiros “foi orquestrada ao arrepio do devido processo legal e afronta o exercício regular de defesa e a presunção de inocência”.

Crédito: Norberto Duarte/AFP

Além disso, a defesa pediu que a prisão preventiva seja domiciliar e ofereceu o endereço de um imóvel, por ora de propriedade desconhecida. Alegou também que o irmão de Ronaldinho sofre de um problema cardíaco.

“Não consideramos que isso seja motivo para dar o benefício de uma prisão domiciliar porque se trata de uma condição de saúde que o acusado já tinha antes”, completou Osmar Legal.

Ronaldinho passou a noite numa cela com seu irmão e outras duas pessoas, um ex-deputado e o ex-presidente da Associação Paraguaia de Futebol, Ramón González.

O ex-atleta e Assis deixaram a Agrupácion Especializada da Polícia Nacional, onde estão detidos desde a noite de sexta (6), para comparecerem a uma audiência com a juíza Clara Ruiz Diaz. A decisão da juíza sobre a audiência deste sábado sairá nas próximas horas.

Crédito: Jorge Saenz/AP

Na porta da Agrupácion Especializada, na manhã deste sábado (7), havia repórteres e alguns curiosos, mesmo depois de o ex-jogador já ter saído para a audiência. O local é considerado um presídio de segurança máxima.

A detenção preventiva no Paraguai é utilizada quando se acredita na existência do risco de fuga da pessoa investigada, e pode durar até 48 horas — prazo máximo para que o detido seja submetido a um juiz ou que a detenção seja revogada. Também foi pedida a prisão preventiva dos dois, medida que precisa de autorização judicial.

Segundo o Ministério Público paraguaio, Ronaldinho e seu irmão entraram na quarta (4) no país portando passaportes e cédulas de identidades paraguaios falsos. Os números dos documentos apreendidos pertencem a outras pessoas, que estão detidas.

A defesa de Ronaldinho e Assis aponta o empresário brasileiro Wilmondes Sousa Lira como responsável por entregar a eles os passaportes falsificados. Ele está em prisão preventiva. Duas mulheres, María Isabel Galloso e Esperanza Apolônia Caballero, donas das cédulas de identidade usadas para a adulteração, também foram denunciadas e estão em prisão domiciliar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES