MP pede prisão de Sikêra Jr. e pagamento de multa por crime de racismo

No programa Cidade em Ação, Sikêra Jr. proferiu falas racistas e misóginas contra uma jovem negra custodiada pelo Estado.

Sikêra Jr. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério Público Federal na Paraíba entrou com uma ação penal contra o apresentador Sikêra Jr. na última segunda-feira (30)  pedindo a sua prisão e o pagamento de multa por crime de racismo.

Sikêra Jr. pode ser preso por crime de racismo Foto: Reprodução  

Atualmente, o comunicador apresenta o Alerta Nacional, na RedeTV!, mas o episódio aconteceu no dia 5 de junho de 2018, quando ele ainda estava no comando do Cidade em Ação, exibido na TV Arapuã, afiliada da emissora paulista na Paraíba. Na ocasião, Sikêra Jr. proferiu falas racistas e misóginas contra uma jovem negra custodiada pelo Estado.

Segundo o MPF, Sikêra Jr. extrapolou os limites da liberdade de expressão ao incitar, inflamar e propagar discurso de ódio com atos de discriminação por gênero, preconceito, exclusão e estigmatização, violentando a dignidade humana, como prevê a Constituição Federal em seu artigo 1°.

O órgão afirma ainda que Sikêra Júnior cometeu crime de racismo, tipificado no artigo 20, da Lei 7.716/89, “pois praticou discriminação e preconceito racial de gênero por intermédio dos meios de comunicação social ou publicação de qualquer natureza, cuja pena é de reclusão de dois a cinco anos e multa”. 

A 16ª Vara Federal na Paraíba será a responsável por julgar a ação, que por sua vez, não prevê acordo com o apresentador. Segundo as leis regidas pela Constituição Federal Brasileira, racismo é um crime inafiançável e imprescritível.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES