Sérgio Hondjakoff, o 'Cabeção', presta depoimento em delegacia em SP

O ator foi levado para a delegacia após uma ação da polícia que interditou uma clínica de reabilitação.

Sérgio Hondjakoff, o 'Cabeção', presta depoimento em delegacia em SP | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Apesar de negar que estivesse entre os internos que, segundo a Polícia Civil, eram mantidos em cárcere privado em uma clínica de reabilitação, o ator Sérgio Hondjakoff, conhecido por fazer o personagem Cabeção em "Malhação", da TV Globo, tirou até foto com uma fã na delegacia em Pindamonhangaba (SP). 

O registro foi feito por Rafaela de Paula, que contou ao G1 ter visto o ator chegar na delegacia e o abordou para conversar. "Eu estava em frente e aí o reconheci e fui conversar com ele. Me disse que estava na clínica, mas tinha dado problema lá e estava esperando a mãe vir de Resende para buscar", afirmou. 

Ator Sérgio Hondjakoff tirou foto com fã  — Foto: Rafaela de Paula/Arquivo Pessoal

O ator de 37 anos foi levado para a delegacia após uma ação da Polícia Civil e do Ministério Público que interditou uma clínica de reabilitação na cidade nesta quarta (4). Segundo o MP, o espaço mantinha os pacientes em tratamento contra dependência química em cárcere privado, trancados em quartos e sem acesso às chaves.

Os pacientes informaram ainda que tinham ligações com os familiares controladas e monitoradas pelos donos do local. Dois funcionários foram presos.

Apesar de o ator negar em vídeo, o boletim de ocorrência do caso obtido pelo G1 diz que ele foi até a delegacia após a operação conjunta entre MP e Polícia Civil. No local, ele ainda prestou depoimento sobre a situação da clínica.

Como o ator estava?

Até o momento, a Polícia Civil não deu detalhes sobre como o ator foi encontrado. A informação confirmada pela polícia é que ele era um dos 46 internos do local que foram encontrados em situação de cárcere privado na clínica para recuperação de dependentes químicos.

À polícia, os pacientes contaram que eram obrigados a assinar termos em que diziam estar no local por vontade própria. Eles disseram também que tinham as ligações com a família restritas e monitoradas pelos responsáveis do estabelecimento.

O que ele disse sobre o caso e por que a versão conflita com a da polícia?

Nesta quinta-feira (5), o artista divulgou um vídeo em uma rede social dizendo que não estava no local.

"Estou gravando este vídeo para desejar uma boa tarde para vocês e para desmentir mais um boato, né?, que saiu na internet a meu respeito, que eu estava internado em uma clínica, em cárcere privado. Não, mentira. Eu estou aqui com a minha mãe em Resende [RJ], estou curtindo aqui essas férias de inverno", diz ele 

A versão dele conflita com o que foi divulgado pela Polícia Civil. O G1 confirmou que o nome completo do ator, incluindo a filiação, consta no boletim de ocorrência registrado sobre o caso. De acordo com o registro policial, ele estava na delegacia entre os pacientes resgatados da clínica. O G1 tenta contato com o ator. 

Como ocorreu a operação?

Equipes do MP, polícia e assistentes sociais da prefeitura estiveram na clínica na quarta-feira.

A polícia informou que encontrou no espaço medicamentos que exigem prescrição médica, mas que os funcionários não tinham receita; e que os internos contaram que tiveram de pagar uma taxa à clínica para serem vacinados contra a Covid-19 mesmo a imunização sendo garantida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O local foi fechado.

Por que a clínica foi investigada?

A clínica era investigada pelo MP por manter internos de forma compulsória e sob maus-tratos. Eles tinham assinado um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com a promotoria no qual se comprometiam a regularizar o funcionamento. De acordo com o órgão, as denúncias continuaram e foi pedido à Justiça um mando de busca e apreensão para o local.

Alguém foi preso?

Dois funcionários foram presos. Segundo a polícia, os donos vão responder por sequestro.

O que aconteceu com as outras pessoas que estavam sob cárcere privado?

Dos internos, parte tinha transtornos psiquiátricos e precisou ser acolhida em instituições especializadas. Outros nove foram encaminhados a outra clínica para o tratamento de desintoxicação de uso de drogas e outros foram entregues às famílias.

Qual o próximo passo da investigação?

A Polícia Civil anunciou uma entrevista coletiva para a tarde desta sexta-feira (6) para dar mais detalhes sobre o caso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES