William Bonner e 20 artistas são autuados pela Receita Federal

A Receita acusa artistas e a Globo de conluio para reduzir o pagamento de impostos e sonegar o Fisco por meio da chamada “pejotização”

Bonner | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

William Bonner e mais 20  artistas, jornalistas e apresentadores da Globo estão na mira da Receita Federal. Uma megaoperação do órgão, que começou em 2020, já autuou mais de 40 funcionários da emissora. A Receita acusa artistas e a Globo de conluio para reduzir o pagamento de impostos e sonegar o Fisco por meio da chamada "pejotização".

Não é novidade que a emissora vem trocando os contratos de trabalho de seus funcionários há algum tempo. O chamado "contrato por obra" quebra o vínculo de exclusividade com a Globo e permite que os artistas atuem em outros projetos comerciais, cinematográficos, entre outros, sem se comprometer com a casa.

Willian Bonner é autuado pela Receita Federal

Entretanto, para a Receita, isso é uma manobra para sonegar impostos, visto que, em vez de pagarem 27,5% sobre seus rendimentos na Globo (como ocorre com pessoas físicas com salários mais altos), os profissionais "pejotizados" pagam alíquotas menores (15% sobre o total mais 10% sobre o que exceder R$ 20 mil mensais).

Segundo o site Notícias da TV, que divulgou os dados com exclusividade, a Receita chegou a acusar a emissora e os artistas de "organização criminosa".

O âncora do "Jornal Nacional", William Bonner, também recebeu uma autuação milionária e retroativa. Ele está recorrendo e, assim como a Globo, nega qualquer irregularidade no contrato.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES