Faustão é um dos apresentadores mais bem pago do mundo

Fausto Silva é o apresentador mais poderoso da Globo. Possui autonomia total na realização de seu programa

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No próximo dia 26 o Domingão do Faustão completará 26 anos no ar. Já foram exibidos mais de 1500 episódios, tornando-o uma das atrações mais longevas em seis décadas de TV no Brasil.

Fausto Silva é o apresentador mais poderoso da Globo. Possui autonomia total na realização de seu programa: define pautas, contrata e demite profissionais, fecha ele mesmo os acordos milionários de publicidade.

Considerado exímio nos negócios, Faustão tem o maior salário entre os artistas da emissora. Em meses com mais ações de merchandising chega a receber 5 milhões de reais. Está entre os mais bem pagos do planeta.

Uma comparação de valores: o apresentador melhor remunerado da televisão portuguesa, Manuel Luis Goucha, que comanda um talk-show e apresenta a versão local do MasterChef no canal TVI, fatura mensalmente ‘apenas’ 60 mil euros, aproximadamente 190 mil reais — 26 vezes menos que Faustão.

Vamos à TV americana: Fausto Silva está no mesmo páreo que Jon Stewart, do The Daily Show, e David Letterman, do Late Show, em relação aos ganhos anuais, somando salário e cachês de publicidade.

Controle total

A maioria dos apresentadores não se envolve com a produção de seu programa, limitando-se à atuação na frente das câmeras.

Faustão gosta de ser também um homem de bastidores. Tem controle absoluto sobre os detalhes da engrenagem que faz o Domingão acontecer.

Inclusive os contratos milionários de anúncios e merchans, acertados entre o apresentador e seus interlocutores (donos e presidentes de empresas, diretores de marketing, publicitários) nas mesas de alguns dos melhores restaurantes de São Paulo.

O Domingão sofre com a instabilidade de audiência que afeta a TV aberta. Raramente chega aos 15 pontos na média de ibope. Mas os índices são suficientes para mantê-lo na liderança isolada.

Amado por uma parte do público e detestado por outra, Faustão não tem ameaça iminente ao seu reinado. A cúpula da Globo não consegue detectar um substituto para o seu posto. Perto de completar 65 anos, o apresentador parece distante do projeto de aposentadoria.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES