Nos dias 1º e 2 de julho, o Centro de Convenções de Teresina (CCT) vai se transformar em um polo de muitas delícias. É que o espaço vai sediar a Feira Gastronômica do Piauí, evento gratuito que tem como objetivo dar maior visibilidade às criações de comidas típicas, além de valorizar a culinária local a partir do trabalho de restaurantes já conhecidos da capital. 

A ideia da Feira Gastronômica do Piauí é promover a cozinha local e atrair o turista interessado em experimentar os aromas e sabores do Estado. O evento busca fomentar a autoestima do piauiense, afinal, a culinária faz parte da rica cultura do Estado. O evento busca consolidar o prestígio da culinária local em nível regional e nacional.

Lorena Dayse é uma das convidadas da Feira Gastronômica do Piauí. Crédito: Lucrécio Arrais.Lorena Dayse é uma das convidadas da Feira Gastronômica do Piauí. Crédito: Lucrécio Arrais.

Lorena Dayse, que participou do programa MasterChef e é uma das mais respeitadas culinaristas do Piauí, estará no evento mostrando o que há de melhor na cozinha autoral.

"O Made in Piauí, nosso restaurante de delivery de comidas típicas, vai estar com um stand. Temos vários pratos que remetem à culinária piauiense. Vamos apresentar o 'marminino', que é um sanduíche desenvolvido com carne de sol desfiada, molho roti, queijo coalho empanado, picles de maxixe, maionese de coentro, saladinha e ketchup de buriti", revela. 

Lorena promete servir um delicioso sanduíche de carne de sol e outras iguarias. Crédito: Divulgação.Lorena promete servir um delicioso sanduíche de carne de sol e outras iguarias. Crédito: Divulgação.

O evento gastronômico vai servir como uma oportunidade de exposições de marcas, produtos, serviços e atuantes da área. Igor Lira, da Cachaça Lira, está contente com a oportunidade. 

"Vamos levar um pouco mais do sabor do Piauí para os turistas e visitantes locais. Além da culinária, o Piauí tem se destacado na produção de destilados e é exatamente essa iguaria piauense que estaremos degustando. As expectativas são as melhores possíveis. Nós da Lira somos muito ligados com o gourmet. A cachaça deixou de ser um produto de baixa qualidade e se tornou um aperitivo que acompanha os melhores e mais diversos tipos de pratos. Por isso é de suma importância a presença no evento, aliando qualidade e bom gosto a todos", considera. 

Evento tem entrada franca 

A Feira Gastronômica do Piauí, com entrada franca, contará ainda com um concurso de pratos, criação de novas comidas, stand e shows de artistas locais. O evento chega para agregar mais ainda o calendário piauiense, com a intenção de potencializar a sazonalidade no turismo do estado. Além disso, os pratos serão servidos a preços populares, com valor máximo de R$25. 

Para Rivanildo Feitosa, curador do evento, o Piauí é um estado muito rico na gastronomia. "Eventos como esses têm a missão de aproximar um pouco mais quem faz esse trabalho de forma profissional em Teresina, através de seus espaços, da comunidade, em um feira que valoriza a nossa arte e a nossa identidade na gastronomia, tão marcante e saborosa", afirma. 

O Centro de Convenções de Teresina, se reafirma como maior e mais moderno espaço cultural da cidade, devido a mais uma vez neste ano de 2022, receber um grande evento do calendário estadual. A realização da Feira Gastronômica do Piauí fica por conta do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur).