Festa de Sant’Ana de Caicó (RN) será realizada virtualmente

A celebração à Sant’Ana é um bem cultural de alta importância para os sertanejos do Rio Grande do Norte

Devotos durante a Festa de Sant'Ana de Caicó, Rio Grande do Norte | Francisco Moreira da Costa
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Devotos durante a Festa de Sant'Ana de Caicó, Rio Grande do Norte (Foto: Francisco Moreira da Costa)

No Seridó potiguar, há 272 anos se celebra o Dia de Sant’Ana em uma grande manifestação popular. A festividade se inicia na quinta-feira que antecede o dia da santa católica, 26 de julho, e se estende até o domingo subsequente, reunindo multidões de devotos na cidade de Caicó (RN). Em 2020, no entanto, assim como aconteceu com diversas outras celebrações tradicionais da cultura brasileira, a tão aguardada Festa de Sant’Ana de Caicó precisou se adaptar e será realizada de forma virtual.

Sem perder os ritos e as tradições da festa religiosa registrada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural do Brasil, a Paróquia e a Diocese de Sant’Ana adaptaram a programação, tomando todos os cuidados e precauções necessárias para evitar a transmissão do novo coronavírus. Assim, desde o dia 1º de junho vem ocorrendo a peregrinação virtual com as famílias devotas e no próximo dia 22 de julho, a Festa de Sant’Ana de Caicó 2020 se inicia oficialmente. Trazendo como tema a fé e a devoção à Sant’Ana como força e suporte diante das dificuldades, a celebração segue até o dia 02 de agosto, por meio de transmissões ao vivo, feitas por rádio, televisão e internet. 

O Iphan participa diretamente dessa edição da Festa e irá promover, no dia 31, uma oficina de Educação Patrimonial, destinada aos professores do ensino fundamental da rede municipal de Caicó. O objetivo é estimular os professores da rede pública a entenderem a importância do Patrimônio Cultural Brasileiro e, assim, levarem essa discussão para sala de aula. A oficina também irá partilhar a metodologia dos inventários participativos, como possibilidade para que a própria comunidade identifique e valorize suas referências culturais.

Festa de Sant’Ana de Caicó

A celebração à Sant’Ana é um bem cultural de alta importância para os sertanejos do Rio Grande do Norte, que recebem em sua terra, durante o período da festa, devotos de todos os cantos do Brasil em uma grande troca de cultura e fé. O evento agrega diversos elementos da cultura local reunidos em torno de lugares sagrados, como o poço de Sant’Ana e a própria Catedral, misturando diversos rituais religiosos, profanos e manifestações do Seridó potiguar.

Profundamente enraizada na história da cidade, a festa remonta aos processos de formação da sociedade brasileira, ainda no período da colonização portuguesa. Entre os momentos marcantes da celebração estão a cavalgada de Acari à Caicó e o beija, quando os devotos depositam oferendas ao andor de Sant’Ana, beijam a própria mão e depois tocam a imagem, transferindo seu afeto à padroeira. Além disso, uma rica programação sociocultural movimenta a região durante esse período, mobilizando todo o Seridó potiguar. Desde 2010, a relevância da Festa de Sant’Ana de Caicó e suas singularidades foram reconhecidas pelo Iphan, recebendo então o título de Patrimônio Cultural do Brasil.

Um dos destaques dessa edição de 2020 será a realização do Fórum Festa de Sant’Ana de Caicó – Patrimônio Cultural do Brasil, nos dias 28 e 29 de julho. Também com transmissão online e totalmente gratuito, ele foi idealizado para refletir sobre o desenvolvimento de Caicó e da região do Seridó, a partir de discussões sobre a salvaguarda da celebração, o culto e os festejos à santa padroeira. (Iphan)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES