Festival Curta Brasília abre inscrições para sua 9° edição

Principal premiação de curtas-metragens do Brasil será realizado entre os dias 17 e 20 de dezembro em formato digital

Curta Brasília | Thiago Sabino
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Thiago Sabino

Prestes a completar uma década de história entre as principais premiações nacionais do cinema de curta-metragem, a 9° edição do Festival Curta Brasília está com inscrições abertas até o dia 2 de setembro, pelo site www.curtabrasilia.com.br de forma gratuita. Em um ano atípico por causa da pandemia do Covid-19, o festival será realizado pela primeira vez em formato online, entre os dias 17 e 20 de dezembro, e possibilitará uma uma expansão do público ao mobilizar e alcançar pessoas em novos territórios por todo o país.

Nesta edição há mais uma novidade. "Os filmes selecionados receberão cachê de seleção. Em tempos de crise, essa é uma iniciativa para premiar igualitariamente todos os filmes exibidos e distribuir os recursos para mais profissionais do setor audiovisual", explica Ana Arruda, diretora do Festival.

Podem se inscrever curtas produzidos em qualquer formato e gênero, realizados a partir de janeiro de 2019, com duração máxima de 30 minutos, dirigidos por pessoas nascidas ou residentes no Brasil. Em 2020, o Festival seguirá com prêmios para a mostra Tesourinha - com filmes do DF - e para a mostra nacional.

Tanto os curtas produzidos localmente como o festival em si terão a oportunidade de ir além do público presencial, antes restrito ao espaço físico da sala de cinema, para uma amplitude digital nacional por meio da plataforma virtual de exibição e geolocalização ampliada.

"Ao expandir para versão online, o Festival reforça sua missão de valorizar o cinema local, regional e nacional em maior amplitude, dando destaque para obras cinematográficas recentes por meio de inscrições gratuitas e curadoria feita por profissionais da área - sendo de vital importância num momento delicado para as artes no Brasil, no contexto de isolamento social, impedimento de eventos presenciais - tornando o espaço virtual uma vitrine para o cinema atual", pontua Arruda.

Sobre o Festival

Ao longo de oito edições, o Festival recebeu mais de sete mil filmes inscritos de 26 Estados e do DF, com 1.356 inscrições só em 2019. Teve ainda quase 700 filmes exibidos sendo 440 curtas nacionais, 125 curtas do DF e 153 curtas internacionais.

Diversos convidados nacionais e internacionais estiveram presentes na capital, entre eles os cineastas homenageados Kleber Mendonça Filho (diretor de filmes como Bacurau e Aquarius), Anna Muylaert (diretora do filme Que horas ela volta?), Cláudio Assis (diretor de filmes como Amarelo Manga e o recente Piedade), José Eduardo Belmonte (Carcereiros, Alemão, A Concepção), além de oficineiros e realizadores de diversos estados brasileiros.

O número de inscrições recebidas cresce a cada ano e é comparável a outros grandes festivais nacionais e internacionais. Cada vez mais conhecido por realizadores de todo o país, o evento carrega o nome da capital e busca valorizar de maneira expressiva a identidade local.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES