Festival de Berlim 2021 será presencial e com mudanças

A 71ª edição da Berlinale acontece entre 11 e 21 de fevereiro de 2021.

Festival | Adorocinema
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Amanda Brandão

Adorocinema

O ano de 2020 foi, no mínimo, diferenciado para os festivais e universo de cinema por conta da pandemia do Coronavírus. Mas, parece que em 2021 as coisas podem voltar ao normal. A organização do Festival Internacional de Berlim anunciou que a edição do próximo ano será presencial.

Além disso, o Festival de Berlim revelou que, pela primeira vez na história do evento, o júri internacional vai premiar as atuações sem dividi-las pelos gêneros dos atores. Em vez de prêmios para o melhor ator e atriz, o Silver Bears será concedido para melhor atuação principal e coadjuvante.

“Acreditamos que não separar os prêmios no campo da atuação de acordo com o gênero representa um sinal para uma consciência mais sensível ao gênero na indústria cinematográfica”, disseram os diretores do festival Mariette Rissenbeek e Carlo Chatrian em um comunicado.

Em 2020, Paula Beer ganhou o prêmio de melhor atriz por Ondine, e o de melhor ator foi para Elio Germano por Hidden Away.

Fetvival de Berlim 2021 será de forma presencial

A 71ª edição, que acontece entre 11 e 21 de fevereiro, será um evento físico, embora um modelo híbrido esteja planejado para o European Film Market, que acontece de 11 a 18 de fevereiro em Berlim.

Comentando a decisão de realizar um evento físico, os organizadores do festival afirmam: “Os festivais e as feiras são locais de encontro e comunicação. Isso se aplica tanto ao público quanto à indústria. Vemos uma característica importante e única dos festivais em sua relação dinâmica com o público. Em tempos de pandemia, tornou-se ainda mais claro que ainda precisamos de espaços de experiência analógicos no reino cultural”.

O festival também anunciou segunda-feira que a seção Generation exibirá apenas longas-metragens com duração de pelo menos 60 minutos - e nenhum curta-metragem.

Todos os detalhes sobre as mudanças na estrutura e programação do festival, incluindo o número de filmes convidados, serão decididos “pela administração do festival nas próximas semanas”, disse o comunicado. As inscrições para filmes começam no dia 1º de setembro, quando o regulamento será divulgado no site do festival.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES