Festival de Pedro II inicia na próxima quinta-feira com transmissão da Rede MN

O festival, que terá transmissões ao vivo da Re-de Meio Norte, contará com as apresentações de grandes nomes da música brasileira para festejar

Entrada de Pedro II no Piauí | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Pedro II trabalha nos últimos detalhes para o tradicional Festival de Inverno, que começa na próxima quinta-feira e vai até domingo com grandes atrações e shows de nomes nacionais.

A Rede Meio Norte vai transmitir ao vivo a abertura do evento na quinta; e as atrações que vão se apresentar na sexta e sábado. ?A nossa cidade está preparada para receber a todos visitantes e turistas que venham a este grande evento que este ano está complentado 10 anos?, disse a prefeita do município, Neuma Café, entusiasmada com a realização do festival.

Avenidas, ruas e praças e outros lagadouros públicos foram reformados. A Praça da Bonneli, que abrigará o principal palco do Festival, ganhou cara nova com a recuperação.

Também passou por reformas a Praça Lúcio Gomes, na Vila Kolping, região que concentra grande número de bares e restaurantes da cidade. A praça ganhou uma área ainda maior com o fechamento de uma rua. Menos trânsito e mais conforto e segurança para as pessoas.

O trânsito da cidade está tendo atenção especial. Alguns retornos foram fechados para agilizar o tráfego. O objetivo é reduzir congestionamentos e dar maior fluidez no trânsito.

?O Festival de Inverno justifica, nesse momento, todos os nossos esforços, mas o trabalho de melhoria da infraestrutura da cidade vai continuar porque a nossa meta é desenvolver cada vez mais o nosso município?, destacou a prefeita.

As Praças Manoel Nogueira Lima e do Bonelle serão palcos de uma verdadeira mistura de ritmos, com jazz a la carte, MPB, sambarock, Djs e também uma homenagem a Vinícius de Moraes. No primeiro dia se apresentam o compositor francês Bernard Fies e a cantora Taryn Szpilman, que farão shows em resgate à linha jazz e blue do evento.

No segundo dia, sábado, lançando seu segundo álbum ? Mais uma Página ? a revelação musical Maria Gadú levará uma legião de fãs a apreciar a voz marcante da cantora.

E no dia 1º de junho, a renomada cantora da música popular brasileira, Zélia Duncan, encerra o Festival com um show recheado de sucessos e de canções de seu álbum mais recente, em homenagem a Itamar Assumpção, Zélia Duncan canta Itamar Assumpção tudo esclarecido.

Integrando a cultura popular local, as bandas regionais como Validuaté, Terê Groove, Luiza Miranda, dentre outras, deixarão a energia do público a todo vapor durante a madrugada, com o Cruviana Pop, novidade lançada no ano passado e que já se consolidou no evento, prorrogando as noites do Festival com o melhor estilo de consagradas bandas e músicos piauienses.

Além disso, o Governo do Estado, através da Fundac, promove no Palco Morro do Gritador apresentações musicais e de teatro, onde também serão oferecidas ainda oficinas de dança e teatro durante os dias de festa.

Este ano, Festival conta com grandes novidades para melhor atender ao público que for conferir as grandes atrações, como espaços do evento amplamente reformados para que se tenha um melhor fluxo durante os shows, com a proibição, a partir deste ano, da utilização de mesas e cadeiras nas praças, medidas que serão fiscalizadas durante as quatro noites por fiscais de posturas da Prefeitura.

Também haverá a prática de esportes. A prefeitura lançou o I Desafio Serra dos Matões, uma opção durante o dia que promete movimentar a cidade. A competição tem início na entrada de condomínio e finaliza no Morro do Gritador, completando uma trilha cheia de emoções e belas paisagens.

Raízes do Festival são resgatadas

O lançamento oficial do evento aconteceu na última quarta-feira, no Palácio de Karnak. Os presentes assistiram, inicialmente, à apresentação de toda a programação detalhada do Festival, momento em que organizador do Festival, Juratan Moura, discorreu sobre cada uma das atrações nacionais e locais que se apresentarão no palco Opala e Morro do Gritador, durante os quatro dias de festa, bem como ressaltando o resgate original do evento.

"O nosso maior desafio foi deixar um pouco o lado pop e trazer de volta as raízes do Festival, caracterizadas no estilo jazz e blues. Mas claro, sempre primando nosso compromisso com a boa música", ressalta. "A programação justifica os 10 anos de Festival", disse.

Na ocasião, foi apresentada a campanha publicitária comemorativa, com o slogan "Dez anos tocando seu coração", cuja ideia buscou a valorização dos ícones de Pedro II, que são as belezas naturais.

O governador Wilson Martins explanou as ações de apoio na idealização do evento, destacando o investimento de quase R$ 500 mil em infraestrutura e demais setores que viabilizem a concretização do Festival, assim como demandas da grande região de Pedro II. A prefeita de Pedro II, Neuma Café, falou do impulso na economia que o Festival proporciona na geração de emprego e renda no municípoio.

"Somente no ano passado, o evento proporcionou um incremento de 40% na economia da grande região de Pedro II", afirmou. Aproveitou o momento também para anunciar a presença do ministro do Turismo, Gastão Vieira, no Festival, e convidar a todos para a comemoração dos 10 anos. "O Festival de Pedro II é uma vitrine. É um grande momento que piauiense algum pode perder", explicou.

Maior talento do blues do país está confirmado

O maior talento do blues brasileiro nos últimos tempos é uma das grandes atrações nacionais dos 10 anos de Festival de Pedro II. O músico cearense Artur Menezes promete levantar o público caloroso, no dia 1º de junho, fazendo um resgate ao estilo inicial do evento com o som estonteante de sua guitarra e de composições e interpretações peculiares que são notoriedade no blues.

Além de executar o blues com maestria, o que chama a atenção do trabalho de Artur Menezes é também a inserção com outros estilos musicais. O bluesman, como é denominado o cantor, mistura o blues ao funk, ao soul, reggae, country e a música brasileira, mais especificamente a nordestina, com referência de Luiz Gonzaga, criando uma sonoridade única, um novo movimento e agradando a todos os grupos.

O cantor mostrará aos piauienses e turistas sucessos como "Early to Marry", além de canções como "I Ain"t Got You", dentre outras.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES