Festival de Violeiros está de volta e ocorre nos dias 9 e 10 em Teresina

Evento será realizado no Teatro de Arena é considerado um dos maiores do mundo, de acordo com o organizador Pedro Mendes Ribeiro.

Professor Pedro Mendes Ribeiro | Isabel Cardoso
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O 47º Festival de Violeiros do Norte e Nordeste está de volta e acontecerá no Teatro de Arena, localizado na Praça da Bandeira, Centro de Teresina, nos dias 9 e 10 de setembro, a partir das 19h. O evento gratuito vai reunir grandes artistas da cultura do repente e do cordel durante os dois dias. Trata-se do maior espetáculo de repente do mundo, segundo o organizador Pedro Mendes Ribeiro.

Por conta da pandemia da Covid-19, houve uma interrupção de dois anos na realização do evento. Agora, o Festival retorna ao seu público homenageando dois pilares de toda a sua história: Seu João Claudino (in memoriam) e Pedro Mendes Ribeiro, ambos considerados pela classe dos violeiros como poetas.

Promovido pela Associação dos Violeiros e Poetas Populares do Piauí e a Casa do Cantador, o Festival de Violeiros faz parte da programação oficial do calendário cultural de Teresina. De caráter não competitivo, o evento viabiliza a participação de todos os violeiros, cordelistas e repentistas inscritos, além dos convidados especiais, o que possibilita a descoberta de novos talentos para a arte do repente.

Organizador do festival, professor Pedro Mendes Ribeiro (Isabel Cardoso)Desdobra-se o festival em uma grande feira de vendas de produtos culturais, tais como CDs, DVDs, folhetos de cordel, revistas culturais, livros de cordel e de pesquisa sobre a Literatura de Cordel, o espaço também oferece barracas de artesanatos e culinárias típicas.

A Associação dos Violeiros e Poetas Populares do Piauí mantém a Casa do Cantador, local onde são hospedados os violeiros e repentistas inscritos no festival. A casa oferece livre acesso durante todo o ano para pesquisa de estudantes (de todos os níveis), professores e dos próprios pesquisadores da Literatura de Cordel, no Estado, no Brasil e no exterior.

Além da grande procura desses segmentos, atesta-se a importância do repente, por se tratar de verdadeira criação dos espíritos e de uma riqueza do patrimônio artístico cultural. Na 47ª edição, o Festival de Violeiros do Norte e Nordeste firma-se, cada vez mais, como um marco importante da identidade cultural do Piauí e do Nordeste.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES