Filme de Xuxa sai de cartaz depois de apenas dois meses

É a mais baixa bilheteria da carreira cinematográfica da artista

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Eterna rainha dos baixinhos na TV, Xuxa Meneghel corre o risco de perder a majestade que conquistou no cinema. Xuxa em Sonho de Menina (2007), o ?ltimo filme com a grife da apresentadora, dirigido por Rudi Lagemann, saiu do circuito carioca na quinta-feira passada depois de pouco mais de dois meses em cartaz, contabilizando parcos 309.174 pagantes (o equivalente a R$ 1.814.152 milh?es em renda).

? a mais baixa bilheteria da carreira cinematogr?fica da artista, que teve seu ponto alto no fim dos anos 80 e in?cio dos 90, quando filmes como Lua de Cristal (1990), atra?am cerca de 4 milh?es de espectadores.

"O filme saiu dos cinemas, mas vai voltar ao longo do ano, pois est?o programadas a?es em escolas e outras institui?es. At? o fim do ano, o filme vai chegar a uns 600 mil espectadores", contemporiza Leonardo Monteiro de Barros, da Conspira??o Filmes, produtora do longa-metragem, esquecendo que a carreira de um filme ? determinada pelo resultado de sua exibi??o em salas de cinema.

De qualquer forma, ficou claro que Sonho de menina n?o agradou como os outros filmes dela. Mas n?o vamos especular sobre as causas. J? estamos trabalhando no pr?ximo longa, que pretendemos lan?ar no fim do ano.

Or?ado em R$ 6 milh?es, Sonho de Menina ? o primeiro filme da Xuxa com o selo da produtora Conspira??o. Os anteriores foram feitos em sociedade com a Diler & Associados, parceria de 20 anos que rendeu 26 milh?es de ingressos.

O fraco desempenho dos longas da apresentadora registrado nos ?ltimos anos est? na base da separa??o entre Xuxa e a Diler. Xuxinha e Guto Contra os Monstros do Espa?o (2005), desenho animado que contou com a participa??o especial da apresentadora em carne e osso, era, at? ent?o, a menor renda da grife, com 596.218 pagantes.

"Os filmes da Xuxa j? n?o atraem dois, tr?s milh?es de espectadores, como antigamente", explicou Diler Trindade ao JB na ?poca da dissolu??o da parceria, que n?o quis comentar os n?meros ontem.

O ?ltimo, Xuxa G?meas (2006), mal chegou ao milh?o de ingressos. Quando o Luiz Cl?udio (Moreira), o advogado e empres?rio dela, nos procurou para conversar sobre o pr?ximo longa-metragem, apresentei um projeto de escopo mais vi?vel dentro da nossa realidade, porque n?o posso pagar o que eles querem. Ele pediu licen?a para procurar outra op??o no mercado.

Xuxa em sonho de menina ainda est? em cartaz em 16 salas, mas em circuito reduzido. Especula-se que a queda livre da arrecada??o dos filmes da apresentadora esteja ligada a um certo desgaste da imagem da artista, at? mesmo na televis?o. No fim do ano passado, a Rede Globo cancelou o TV Xuxa, o programa infantil que a apresentadora mantinha na grade matinal da emissora. A troca da Diler & Associados pela Conspira??o foi a ?ltima cartada para conter a perspectiva de queda na arrecada??o dos filmes da grife.

"Durante anos, Xuxa e Renato Arag?o foram as principais atra?es das f?rias. Eles eram pe?as importantes para manter a participa??o dos filmes brasileiros no mercado. Nos ?ltimos tempos, houve uma tentativa de renovar o tipo de filme estrelado por Xuxa, sem que essa renova??o encontrasse eco no p?blico da apresentadora", analisa Pedro Butcher, da Filme B, empresa de consultoria do mercado cinematogr?fico.

"Devemos nos perguntar tamb?m o que temos feito, do ponto de vista da produ??o de conte?do audiovisual, para manter o p?blico. Outro aspecto a se considerar ? que o p?blico da Xuxa ? essencialmente popular e o cinema tem sofrido um processo de elitiza??o. "



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES