Filme piauiense que retrata a Batalha do Jenipapo estreia dia 28

O diretor diz que a proposta é levar o filme para os festivais de cinema.

Terra Querida - O Outro Lado da Batalha do Jenipapo | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O longa-metragem piauiense “Terra Querida - O outro lado da Batalha do Jenipapo” terá exibição especial na próxima terça-feira, 28, às 10h, no Cinemas Teresina.

Dirigido por Franklin Pires, o filme tem um olhar especial para o população piauiense que participou desse momento histórico e sangrento pela independência do Brasil, através dos acontecimentos no casebre da Família Silva, que revela os sacrifícios e a luta de um povo pela liberdade.

Segundo o diretor, além de ressaltar a Batalha Cívica mais importante do Piauí, a proposta é destacar as pessoas simples que tiveram as suas vidas transformadas pela guerra.

“Tudo começa no casebre da família Silva, que vive próximo às margens do riacho Jenipapo, onde ocorreu a guerra, e justamente por tal localização esteve no fogo cruzado entre piauienses e portugueses. Ao contrário do que se pensa, esta família não desejava ir à guerra. Não entendia de verdade seus reais motivos. Ela só queria ficar em paz. Mas a guerra foi trazida à porta de sua casa, batendo de forma violenta e arrebentando com a harmonia que existia ali”, adianta o diretor.

Guerra transformou realidade 

Neste drama, Franklin Pires retrata, através dos seis personagens da família, os dramas da época, os anseios, os sonhos e como uma guerra transformou a realidade dessas pessoas.

"Há toda uma construção em volta de temas pertinentes como o feminismo, o autismo, o casamento por conveniência, a falta de entendimento político, dentre outros, que fazem deste filme de época, não uma aula didática, mas um grande melodrama contemporâneo que ajuda a entender a dimensão de uma guerra para quem é afetado diretamente por ela”, disse o roterista. que também atua como um do personagens dessa família que vai emocionar com cada personagem e seu desfecho.

“É muito difícil fazer cinema, em especial no Piauí. Foi árduo, tivemos que parar por conta da pandemia, mas estamos entregando um filme capaz de emocionar e com certeza de nos orgulhar de sermos piauiense”, garante Franklin Pires .

"O custo foi de R$ 330.000,00 ao longo de quatro anos de duração do projeto desde sua pré-produção até a finalização", disse, lembrando que o filme foi gravado no interior de Cabeceiras para representar o interior de Campo Maior e a proposta é levar a produção para os festivais durante o próximo ano e também comercializar para o streaming.

O longa-metragem nasceu há quatro anos, foi gravado no início do ano de 2022 e conta com apoio do Governo do Estado do Piauí, patrocínio da Equatorial e Secretaria Estadual de Cultura (Secult) .

Ficha técnica

O elenco principal é formado por Franklin Pires, Kelly Campelo, Lucas Nunes, Lua de Luz, Joara Nascimento, Marcus Vinicius Tube e Edmar Varão.

A direção e roteiro de Franklin Pires; a direção de fotografia é de Eduardo Crispim. A direção de arte é de Lucas Nunes e Rosa Borges.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES