Filme sobre Mestre Pascoal reforça o Piauí como polo da arte santeira

Segundo o cineasta, estima-se, inclusive, que existe mais de 150 santeiros em atividade no Piauí, como Tonha Vieira, Mestre Cornélio, Mestre Dim e Mestre Dico, que fazem parte dessa segunda geração de santeiros.

Mestre Pascoal | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O documentário Mestre Pascoal, de autoria do cineasta Valderi Duarte, será lançado no próximo dia 22 de março, às 19h30, no Theatro 4 de Setembro. O filme é uma produção independente da produtora Duarte Filmes que retrata a história do artista piauiense, natural de Barras, que dedica sua trajetória há mais de 40 anos a arte santeira que hoje ultrapassou fronteiras e está presente também fora do Brasil.

Na expectativa para o grande dia do lançamento, Valderi Duarte conta que é quase vizinho do artesão piauiense José Pascoal de Araújo Pereira, o Mestre Pascoal, já que mora no bairro Aeroporto e ele o bairro Memorare, ambos na zona Norte de Teresina. “Eu já conhecia um pouco da arte santeira, a qual é importante no Piauí porque ela remonta desde a sua criação, através de dois grandes mestres, que foram Dedezinho e Mestre Expedito, nos anos 60 e 70, e depois de uma segunda geração de santeiros que é justamente essa do Pascoal”, relata, justificando o motivo que o levou a pesquisar sobre o artista para produção deste documentário.

Gravação do documentário sobre Mestre Pascoal . (Foto: Divulgação

Segundo o cineasta, estima-se, inclusive, que existe mais de 150 santeiros em atividade no Piauí, como Tonha Vieira, Mestre Cornélio, Mestre Dim e Mestre Dico, que fazem parte dessa segunda geração de santeiros. “Nós somos um polo de produção de arte santeira no Brasil, reconhecida em todo lugar, seja dentro ou fora do Brasil”, comemora Valderi Duarte.

Cineasta Valderi Duarte destaca em filme a produção de arte santeira através de Mestre Pascoal. (Foto: Divulgação)

Ele explica que começou a fazer o filme sobre Mestre Pascoal no ano de 2013, de maneira até um pouco despretensiosamente, pois havia uma dúvida se o filme será um curta ou um longa. “Eu via a qualidade do trabalho do Mestre Pascoal e devido as condições de produção, muito precárias, começamos a fazer de forma independente, através de nossa produtora, a Duarte Filmes, e fomos filmando nos finais de semana, acompanhando essa trajetória dele, e com isso, o filme foi crescendo e resolvemos fazer um longa”, ressalta, informando que o documentário tem a duração de uma hora e quinze minutos, abordado, não só um pouco da vida e a obra do mestre, mas também aborda um pouco dessa história de como surgiu a arte santeira no Piauí.

Leia Mais

Mestre Pascoal trabalha com arte santeira no Piauí. (Foto: Divulgação)

Sobre a importância deste documentário para cultura do Piauí, Valderi disse que, primeiro, pelo fato de registrar em som e imagem, ou seja, uma atividade cultural e artística de um artista piauiense que vai ficar registrada para o resto dos tempos; segundo, como a arte santeira tem um certo reconhecimento, existe um processo nacional de tentar transformá-la em patrimônio material da cultura brasileira, no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Brasília.

Outra finalidade de divulgar o documentário, lembra o cineasta, “é incentivar a produção cinematográfica mais cultural e alternativa no Piauí”, observa o autor do filme, argumentando que, através desta obra, pretende valorizar a cultura tipicamente nordestina e o reconhecimento do talento de um artista intuitivo, autodidata que vive do seu trabalho”, resume.

Documentário sobre Mestre Pascoal estreia no Theatro 4 de Setembro dia 22 de março. (Foto: Divulgação)

Para finalizar, Valderi faz um convite a todos para que compareçam ao Theatro 4 de Setembro para  prestigiar o lançamento do documentário sobre Mestre Pascoal, no próximo dia 22, e conhecer um pouco mais sobre a origem da arte santeira e o trabalho minucioso de um artista que ganhou notoriedade, não só no Piauí, como também no exterior.

Confira o trailer do filme sobre Mestre Pascoal:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES