Folia de Reis: eventos irão resgatar a cultura do reisado em Teresina

Essa tradição vem sendo mantida viva por meio dos esforços da Prefeitura Municipal de Teresina, através das ações de descentralização da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves

Folia de Reis: eventos irão resgatar a cultura do reisado em Teresina | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De dezembro até janeiro, diversos teresinenses se reúnem na periferia e em comunidades rurais da cidade para celebrar a Folia de Reis, momento em que os católicos lembram a viagem dos Reis Magos para levar presentes ao Menino Jesus. Essa tradição vem sendo mantida viva por meio dos esforços da Prefeitura Municipal de Teresina, através das ações de descentralização da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, que nos últimos anos vem se destacando pelo aumento de incentivo aos grupos de reisados.

Nesta sexta-feira (06), a região da Formosa, na zona rural Sudeste, terá uma dessas festas, lá o reisado é organizado pelo mestre Raimundo Branquinho, que comanda o Reisado Boi Estrela. O evento irá iniciar às 18h, e contará com teatro de bonecos, pagamentos de promessas, leilões, reisado e ainda a apresentação da Banda de Pífanos Cajú Pinga Fogo.

Folia de Reis: eventos irão resgatar a cultura do reisado em Teresina

No sábado (07), a partir das 18h, é a vez do bairro Promorar, que receberá apresentações dos grupos de reisados Reis de Ouro, Boi Estrela, Grupo Candeeiro Cultural, além de atrações musicais da comunidade. O evento será realizado no pátio da Igreja de Santa Luzia e será aberto ao público que desejar conferir de perto um pouco da tradição religiosa.

O presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, Ênio Portela conta que essa é uma das festas mais folclóricas do país, pois de acordo com ele, resgata tradições ancestrais que levam sempre muita animação ao público com pequenas encenações intercaladas de peças, batalhas e muita música popular.

“Essa celebração enriquece e valoriza a nossa cultura nordestina. É o momento em que enaltecemos as manifestações populares e as crenças cristãs com danças e músicas que evidenciam as nossas tradições”, afirma Ênio Portela, presidente da Fundação Monsenhor Chaves (FMC).

De acordo com o mestre Raimundo Branquinho, coordenador do grupo Boi Estrela, a Prefeitura de Teresina tem feito um trabalho muito importante para ajudar os grupos de reisados que ainda existem. Segundo ele, dos muitos que já existiram, hoje apenas três estão atuantes. Para o mestre, a saída encontrada por ele para manter essa cultura viva foi trabalhar com crianças mostrando a elas, desde a infância, a importância de se manter vivo o reisado.

“A gestão municipal, através das ações da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, tem feito um trabalho de revitalização desses grupos e isso deu um ânimo para que a gente pudesse seguir em frente, pois sozinhos não conseguimos manter a Folia de Reis”, conta o mestre Raimundo Branquinho, que hoje comanda o grupo formado por 18 membros.

Reisado

O costume de louvar o nascimento de Jesus com cantos, danças e visitas às casas dos moradores, tem origem em Portugal, de onde foi transmitido para o Brasil pelas trilhas da colonização. Lá se chamava janeiras e reiseiras ou reisadas e as visitas começavam no Natal e só terminavam nas festas dos Santos Reis, no mês de janeiro. De reiseiras passou entre nós a ser chamado de Reisado, o folguedo mais representativo do ciclo natalino, tendo o Nordeste como seu território de referência. Mas a louvação à Natividade recebe nomes variados pelo Brasil, como Folia de Reis, Boi de Reis e Terno de Reis. Mesmo quando se profanizou, o Reisado manteve as características mais importantes da contribuição portuguesa como o cantar Benditos; as loas ao Menino, sua mãe Maria e a São José; a organização em cordões.

VEJA A PROGRAMAÇÃO

Dia 06/01/2023 (Sexta-feira)

Reisado Boi Estrela- Mestre Raimundo Branquim.

Local: região da Formosa (zona Sudeste).

Programação Para o Público Infantil

Início: 18h00- Teatro de Bonecos.

Programação para o público em geral:

Início: 19h00 – Ato Religioso (Pagamento de Promessas).

Leilão (tradicional).

Apresentação do Reisado.

Forró Pé de Serra.

Dia 07/01/2023 (Sábado)

Reisado Reis de ouro – Mestre Juarez.

Local: Bairro Promorar – Pátio da Igreja Santa Luzia.

Início: 18h00.

Reisado Boi Estrela.

Grupo Candeeiro Cultural.

Reisado Reis de ouro.

Grupos musicais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES