Gastronomia sustentável ganha adeptos e estimula prática da boa alimentação

A proposta é evitar o desperdício e utilizar ao máximo cada alimento inclusive na composição dos cardápios.

Gastronomia | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A gastronomia sustentável estimula as pessoas a modificar a conduta dos seus negócios e a forma de produzir e descartar os alimentos e este novo comportamento inclui a prática sustentável que vai desde a gestão operacional de restaurantes e marcas, a logística para compra dos alimentos, com a valorização de produtos locais no cardápio, com uso de produtos da estação. A proposta é evitar o desperdício e utilizar ao máximo cada alimento inclusive na composição dos cardápios.

Proposta é fazer o público evitar o desperdício de alimentos

Segundo o diretor acadêmico e responsável pelos cursos de Gastronomia do Centro Europeu, Rogério Gobbi, os temas relacionados ao aproveitamento integral dos alimentos, incentivo de produtores locais e sustentabilidade há muito tempo deixaram de ser apenas um discurso politicamente correto.

"Quem trabalha em uma cozinha conceito, seja bistrô ou renomada, até por virtude de cortes e apresentação de um formato, muitas vezes ocorrem perdas de alimentos e o descarte impacta no preço e na própria sustentabilidade", conta Rogério, reforçando que o profissional da cozinha e da gastronomia é também responsável pelos recursos que alimentam a população do planeta e precisa ter consciência sobre a sua participação neste importante processo.

Mercado 

Conforme relatório "Tendências em alimentação saudável", elaborado pela empresa inglesa de pesquisa Mintel em 2019, os consumidores estão mais preocupados com saúde e sustentabilidade na hora de comer: 52% dos entrevistados têm dado preferência a alimentos e bebidas ricos em proteínas, fibras e com menos açúcar. Para a indústria, esse novo comportamento traz oportunidades de criar produtos, desenvolver diferentes nichos de mercado e aumentar o faturamento, aponta o estudo.

Além de dar preferência a alimentos naturais e nutritivos, os consumidores estão desenvolvendo um olhar abrangente, preocupando-se com o impacto dos seus hábitos alimentares no meio ambiente.

A nutricionista, pesquisadora e professora do Centro Europeu, Aline Quissak, que atua na área de alimentação e defende o uso dos alimentos com sustentabilidade, fornece dicas de uma gastronomia sustentável.

1- Evite o desperdício - Pensar no cardápio da semana, ajuda a economizar e evita desperdício.Com base neste planejamento, faça a lista e escolha alimentos - principalmente os perecíveis - de uma forma mais consciente.

2 - Priorize frutas, verduras e legumes da estação - Ao escolher alimentos da estação você estará contribuindo com o consumo e alimentos locais e sazonais.

3- Zere o conteúdo de sua geladeira - Antes de ir às compras tenha como meta sempre utilizar tudo o que tem na sua geladeira. Esta é uma forma eficaz de combater o desperdício dentro de casa.

4 - Cozinhe a quantidade certa. - Esta é uma dica clássica, mas é sempre bom reforçar. Tente cozinhar a quantidade de comida adequada ao número de pessoas que irão comer.

5 - Use o alimento integralmente - Ser criativo na cozinha também faz parte do processo de produção e de sustentabilidade. Talos, cascas e sementes podem ser usadas em receitas e, além de serem nutritivos, possibilitam a criação de pratos muito saborosos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES