Gestantes precisam ter cuidados ao tomar analgésicos

Medicamento é bastante comum entre as mulheres

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os analgésicos são medicamentos de bastante uso pelas mulheres, entretanto, precisa de cuidados na gravidez. A automedicação pode se tornar um problema, por isso é preciso atenção na hora de se medicar. É sempre recomentado orientação médica.

Dentre os medicamentos mais usados pelas mulheres encontra-se o Paracetamol. Este medicamento pode ser prejudicial ao feto quando ingerido indiscriminadamente. A informação foi apontada pelo "Scientific Reports". Na pesquisa o resultado foi que o medicamento pode causar riscos de desordens do ddesenvolvimento neurológico e do tipo de TDAH em crianças, podendo ser desenvolvido durante a gestação.

Os pesquisadores utilizaram ratas grávidas como cobaias e tiveram uma conclusão impressionante. Elas receberam paracetamol durante nove dias, e o resultado foi prejudicial para as descendentes da mãe e também na geração posterior.

Os estudiosos apontaram efeitos modestos mas que são prejudiciais. A fêmea apresentou redução no tamanho do ovário e alteração da função reprodutiva. Além disso, tiveram o desenvolvimento de células germinativas, que dão origem a óvulos e espermatozoides enquanto o feto ainda está no útero.

Vale lembrar que os ratos e os seres humanos possuem sistemas reprodutivos semelhantes. Por isso fica o alerta para que as futuras mamães não comentam erros durante a gestação. Qualquer tipo de medicamento nesta fase deverá ser orientada por um médico.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES