“GRETA” participa da seção Panorama do Festival de Berlim

Além do diretor, estarão no Festival os atores Marco Nanini e Démick Lopes

| Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

GRETA, dirigido por Armando Praça, é baseado na peça Greta Garbo, Quem Diria, Acabou no Irajá, que estreou nos palcos brasileiros em 1973, e foi encenada inúmeras vezes ao longo dos anos. Agora, estará sendo exibido na seção Panorama do Festival de Berlim. Armando, que assina também o roteiro, partiu do material dramatúrgico original para construir a narrativa do filme com temas universais do cotidiano atual, apresentando um submundo realista e sexual de personagens pouco representados na cinematografia brasileira. "Procurei na ambiência sociocultural de Fortaleza as contradições que se revelam nos desejos e anseios dos próprios protagonistas", diz o diretor.

Além do diretor, estarão no Festival os atores Marco Nanini e Démick Lopes, os produtores João Vieira Jr. e Nara Aragão, e a montadora Karen Harley.

A estrutura do roteiro se compõe em duas linhas principais, que são decorrência direta da dramaturgia e se baseiam nas relações entre os personagens. As cenas de Pedro e Jean são a espinha dorsal de GRETA. É a partir desse relacionamento que toda a trama se constitui. "A concepção do longa-metragem como um todo é fortemente influenciada pelas obras de alguns artistas contemporâneos, como o cineasta malaio Tsai Ming Liang, o filipino Brillante Mendonza e a argentina Lucrécia Martel, cuja maneira de desconstruir e flertar com os gêneros me inspira profundamente", diz o diretor e roteirista.

O personagem central do longa é Pedro (Marco Nanini), um enfermeiro gay de meia idade e fã ardoroso de Greta Garbo, que precisa liberar uma vaga no hospital onde trabalha para internar a travesti Daniela (Denise Weinberg), sua única amiga, que padece de uma insuficiência renal grave. Após finalmente conseguir um leito na ala masculina, Pedro depara-se com Jean (Démick Lopes), um rapaz recém-hospitalizado pela polícia, ocupando a vaga de Daniela e o ajuda a escapar do hospital, dando a chance de internação para sua amiga.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES