mais

Grupo cultural Bixanikas estreia show em Teresina

Poc show das Bixanikas vai abalar Teresina nos dias 11, 12, 13 e 14 de agosto (quarta à sábado) às 20h na Trama Cultura, bairro Aeroporto.

Poc show das Bixanikas vai abalar Teresina nos dias 11, 12, 13 e 14 de agosto (quarta à sábado) às 20h  na Trama Cultura, bairro Aeroporto.

 A elegância do Cavalo Piancó, funks pocotós/proibidões, o pagode do Mimbó, cultura drag, sambas, raps, danças, palhaçaria, bufonoria, marchinhas, e bossas pretas tecem os elos das Bixanikas, trupe de truques contra o patriarcado formada pela multiartista Negro Val, o artista cênico Paulo Gomes e a jornartista Vicente de Paula (Vince Vicentina)  que ensaiam seu show diretamente da Casarão Cultural na Rua das Flores-Amarante/PI. 

Grupo Cultural Bixanikas se apresenta em Teresina Grupo Cultural Bixanikas se apresenta em Teresina As cenas do show remontam memórias musicais das artistas afetadas por clássicos da cultura popular entremeados com pautas da cena LGBTQIA+, luta anticolonial e antirracista em blocos musicais temáticos. 

Passeando por um repertório que vai do funk ao tango, as artistas desdobram coreografias experimentais, performances musicais, esquetes teatrais permeados por estéticas burlescas e cabareteiras que fissuram estereótipos patriarcais. 

Grupo Bixanikas é formado  pela multiartista Negro Val, o artista cênico Paulo Gomes e a jornartista Vicente de Paula (Vince Vicentina)Grupo Bixanikas é formado  pela multiartista Negro Val, o artista cênico Paulo Gomes e a jornartista Vicente de Paula (Vince Vicentina)

Desbunde, Deboche e Desobediência é o DDD que situa e fortalece a folia do trio. Negro Val destaca que ser Bixanika é uma força que envolve todas que estiverem dispostas a admirar as diferenças: “Ser bixanika é um exercício de liberdade onde colocamos em prática muitos dos nossos devaneios e também potências onde experimentamos e exercitamos nossa arte de passear por diferentes linguagens”. 

Paulo Gomes garante “diversão, liberdade, respeito, críticas e ousadia num show de variedades que valoriza décadas da música popular brasileira e a cultura LGBTQIA”, enfatiza o artista cênico. Vince reitera que este é um “experimento cênico musical que rompe com padrões hegemônicos e exalta corpas dissidentes e suas subjetividades desviantes”, destaca e acrescenta que as Bixanikas vão ferver as estruturas teresinenses. 

Grupo Bixanikas ensaia no Casarão Cultural de Amarante Grupo Bixanikas ensaia no Casarão Cultural de Amarante 

Além deste show que também celebra os aniversários de Amarante e Teresina no mês de agosto, o trio planeja mais apresentações na capital nos meses de setembro e dezembro deste ano e prosseguem turnê pelas margens do Parnaíba


Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail