Historiador sugere que Jesus usou óleo de maconha em 'milagres'

Religiosos dizem que alegações são “rasas, sem fundamento”.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O cientista e escritor americano David Bienenstock, se envolveu em uma polêmica ao sugerir que Jesus Cristo teria usado óleo de maconha para 'operar milagres' de cura. Segundo ele, a cannabis era facilmente encontrada em todo o Oriente Médio há dois mil anos, e as pessoas costumavam a utilizar como ingrediente caseiro para tratar doenças e enfermidades.

Em suas análises, Bienenstock explicou que os óleos sagrados usados nos primórdios da Igreja Católica continham kaneh-bosem , um ingrediente que, segundo ele, provém do óleo de maconha . O pesquisador afirmou que o extrato, geralmente absorvido pela pele, pode ter ajudado a curar pessoas com doenças físicas e mentais muito antes dos primeiros medicamentos produzidos em massa.

Religiosos e profissionais do meio científico têm debatido a questão com frequência, mostrando opiniões divergentes. Para os cristãos, as alegações são contenciosas, já que “as provas de que a kaneh-bosem era um extrato da cannabis são rasas e sem fundamento”.

Pesquisadores que se opõem às pesquisas de Bienenstock, como o professor de botânica da Old Dominion University, Lytton John Musselman, acreditam que a erva misteriosa seja uma raíz conhecida como cálamo ou "bandeira doce", por conter um histórico medicinal mais abrangente e "verídico", conforme defende.

O historiador explicou que os óleos usados para unção foram regularmente utilizados pelos católicos da época para tratar doentes e idosos, sendo despejado diretamente na pele dos enfermos.

"A versão hebraica da receita do óleo sagrado continha quase três quilos de uma erva ainda não identificada, conhecida como keneh-bosem . Registros históricos mostram que a maconha era acessível na época, uma vez que sabiam como cultivá-la e explorar suas propriedades medicinais . Não há nada diferente entre o óleo de cannabis usado hoje e o utilizado no tempo de Jesus Cristo. A única diferença é que, atualmente, podemos analisar as coisas com uma fundamentação cientifica e medicinal e não considerar tudo como ‘um milagre’”. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES