II Festa Digital do Livro acontece dia 23 de forma online

Serão dez horas de duração e, na oportunidade, também será celebrado o Dia Mundial do Livro

Presidente da Fundaj diz que livro será sempre contemporâneo | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na próxima sexta-feira (23), das 9h às 19h acontece a II Festa Digital do Livro. Com o tema "As Muitas Vozes do Livro”, o evento faz uma alusão à narrativa oral, sem esquecer as novas formas de expressão em tempos de internet, como o audiobook.

A realização é da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), por meio da Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca).

Serão dez horas de duração e, na oportunidade, também será celebrado o Dia Mundial do Livro.

A programação inclui, dentre outras coisas, bate-papo sobre os 50 anos do ‘Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-volta’ (1971), de Ariano Suassuna, os 200 anos do poeta francês Charles Baudelaire e uma exposição dedicada ao folclorista e escritor Mário Souto Maior (1920—2001). Tudo estará disponível no YouTube e o público terá uma novidade que é poder conferir seis episódios de um podcast exclusivo no Spotify.

Presidente da Fundaj, Antonio Campos fala que livro será sempre contemporâneo/Divulgação

“Nesta edição, vamos ainda mais fundo ao experimentar outros recursos e plataformas para discutir o livro, que permanecerá para sempre contemporâneo”, celebra o presidente da Fundaj, Antônio Campos.

Dentre os convidados, está o ministro da Educação, Milton Ribeiro, que participa do episódio de podcast “O mundo de livro e o livro do mundo”.

Outros temas abordados na série de podcasts são “A contemporaneidade de Miguel de Cervantes em Dom Quixote”, “A obra de William Shakespeare”, “O Romance d’A Pedra do Reino”, “As Flores do Mal” e “Vinte poemas desesperados de amor e uma canção amorosa de esperança”. Já no YouTube, a websérie ‘Livros & Leitores’ é outra novidade apresentada. “O tom é intimista e afetivo. Leitores apaixonados falam sobre os livros que marcaram sua vida, suas primeiras leituras, experiências e aventuras nas reinações das palavras”, explica o diretor da Dimeca, Mario Helio Gomes.

Exposição faz homenagem a Mario Souto Maior/Divulgação

Exposição

O evento traz o lançamento da exposição ‘Mário Souto Maior: o etnólogo, o folclorista, o escritor, o educador’, montada pela Biblioteca Blanche Knopf. No local é possível encontrar o acervo pessoal do pernambucano, composto por 105 publicações. Virtual e em vídeo, a construção aborda uma linha do tempo do escritor, desde as produções até prêmios recebidos e sua participação na Fundação Joaquim Nabuco.

Diversos registros do acervo do Centro de Estudo da História Brasileira (Cehibra) são utilizados, como fotografias da infância, no casamento, no primeiro cargo e recebendo premiações, capas de livros premiados.

Em vida, Souto Maior publicou mais de 70 obras. Na sua trajetória profissional, também foi diretor do extinto Centro de Estudos Folclóricos, da Fundaj.“Dentro da exposição, a gente incluiu dois áudios: um onde Doutor Souto fala sobre ele mesmo, e outro em que um poema de sua autoria é lido pelo radialista Renato Phaelante”, adianta a diretora da Biblioteca Blanche Knopf, Nadja Tenório Pernambucano, que conviveu com o escritor e lembra da sua coleção para crianças.

“Ele era muito voltado à educação, se preocupava com o interesse das crianças pela leitura. Não à toa produziu tantas obras voltadas para este público.” Algumas produções do autor podem ser acessadas no site villadigital.fundaj.gov.br.

PROGRAMAÇÃO

9h — Podcast Ep. 1: A contemporaneidade de Miguel de Cervantes em Dom Quixote, com Mario Helio, Andrea del Fuego, Felipe Lindoso e Paulo Scott

11h — Podcast Ep. 2: A obra de William Shakespeare, com João Cezar de Castro Rocha, Rui Couceiro e José Cláudio

13h — Podcast Ep. 3: 50 anos de O Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta, de Ariano Suassuna, com Sidney Rocha, Carlos Newton Jr e Jonatas Ferreira

14h — Lançamento da exposição ‘Mário Souto Maior: o etnólogo, o folclorista, o escritor, o educador’

15h — Podcast Ep. 4: As Flores do Mal, nos 200 anos de nascimento de Charles Baudelaire, com Gilles Jean Abes, Luciana Calados Deplagne, Samarone Lima, Manoel Constantino e Ignácio de Loyola Brandão

17h — Podcast Ep. 5: Vinte poemas desesperados de amor e uma canção amorosa de esperança, com Gheusa Sena Leal e Maria Valéria Rezende

19h — Podcast Ep. 6: O mundo do livro e o livro do mundo, com Milton Ribeiro, Alfredo Gomes e Plínio Martins Filho

Serviço

II Festa Digital do Livro em 'As Muitas Vozes do Livro'

Data: 23 de abril de 2021

Horário: das 9h às 19h

Nos canais oficiais da Fundaj, no YouTube e no Spotify



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES