Imagens mostram adolescentes fumando em sala de aula; vídeo

Vídeo gravado no ano passado em Limeira (SP) foi divulgado nesta semana.

Adolescentes fumam dentro de sala de aula. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Imagens divulgadas nesta semana mostram adolescentes fumando cigarros e narguilé, espécie de cachimbo d?água que funciona como um fumo especial e tem sabores, dentro da sala de aula de uma escola de Limeira, a 151 km de São Paulo.

A gravação foi feita no fim do ano passado. Os adolescentes fizeram uma rodinha no chão da sala aula para fumar. Um homem que aparece nas imagens não foi identificado. A venda do narguilé é proibida para adolescentes em São Paulo desde 2009.

Quem fez a denúncia foi a mãe de um rapaz de 15 anos que aparece nas imagens. Segundo ela, todos são menores de idade. A mulher descobriu as imagens no computador de casa. "Foram os alunos que combinaram com o professor. Agora eu não sei de quem partiu isso, e quem que autorizou?, afirmou ela.

A escola fica dentro de um campus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Os alunos estudam em período integral e tem aulas do ensino médio e técnico. Para o promotor de Justiça Nelson Peixoto, houve duas infrações no caso ? contra a lei antifumo e contra o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

"Isso, evidentemente, não é o que se espera de uma instituição de ensino. Sobretudo quando os pais desconhecem e quando há uma proibição estadual até por lei, legal, da lei antifumo, de consumo desse tipo de substância no interior de instituição cultural de ensino?, disse o promotor.

"A gente não acredita, não espera que isso vá acontecer com o seu filho. A gente procura dar uma boa educação, acha que está cheio de drogas nas ruas, mas você imagina que dentro da escola seu filho vai estar protegido. E não foi o que aconteceu", disse a mãe que fez a denúncia.

A diretoria da escola já foi chamada pelo Ministério Público para dar explicações. A Unicamp informou que vai analisar as imagens para saber quem é o homem que aparece com os adolescentes no vídeo. A universidade afirma que depois de investigar o caso irá tomar as medidas necessárias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES