Indolor, Botox em creme elimina até 90% das rugas em 30 dias

Solução para quem tem pavor de agulhas, toxina botulínica em forma de creme promete eliminar rugas ao redor dos olhos

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Prestes a ingressar no mercado de estética norte-americano, uma versão em creme da toxina botulínica - ainda sem previsão de chegada ao Brasil - promete deixar a pele visivelmente mais lisa e melhorar a aparência de até 90% das rugas de leve e média profundidade em apenas 30 dias de tratamento.

Popularmente chamada de Botox em creme, a novidade aguarda apenas a liberação do FDA (órgão americano que regulamenta a liberação de medicamentos) para chegar aos consumidores dos Estados Unidos, mas já causou muito frisson por contar com a mesma toxina da versão injetável e, também, com o auxílio de uma espécie de ?carregador? para que a química seja completamente absorvida pela derme.

?Como a ação dessa substância ocorre na junção entre os nervos e a musculatura, a empresa Revance, que desenvolveu o creme, criou um carregador que consegue transportar o Botox até o músculo?, explica Ada Trindade, dermatologista do Hospital do Servidor Público Municipal (SP) e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira Cirurgia Dermatológica (SBCD).

Prós e contras

A nova arma contra o envelhecimento, no entanto, é indicada apenas para pequenos reparos. Isso porque, estudos realizados até o momento apontam que a toxina botulínica funciona melhor onde a pele é mais fina (como na região dos famosos pés- de-galinha) ou mais extensa (como nas axilas, onde o ativo tem a função de controlar o excesso de suor).

Além disso, enquanto a toxina injetada tem durabilidade aproximada de quatro a oito meses, variando de paciente para paciente e da dose utilizada, a versão em creme do produto concentra de 0,5 a 3% da substância. Isso significa que o Botox em creme tem de ser usado constantemente para garantir os resultados esperados, já que seu efeito é otimizado a cada aplicação. ?A principal vantagem, ainda é a aplicação indolor?, ressalta Carla Bortoloto, dermatologista e especialista em medicina estética do Instituto de Pesquisa e Tratamento do Cabelo e da Pele (IPTCP).

Onde encontrar?

A expectativa é a de que, assim que chegar ao Brasil, surja como mais um tratamento de luxo antienvelhecimento. ?Quando for aprovado, a manipulação do produto deverá ser permitida somente às clínicas estéticas e o preço não deverá ser baixo?, prevê Carla.

Efeitos colaterais

Embora não haja registros de efeitos colaterais graves, o Botox de uso tópico exige cuidados especiais. "Como qualquer produto, tanto injetável como tópico, ele pode causar reações alérgicas. Os sintomas podem variar desde vermelhidão local, coceiras até a formação de feridas. No entanto, nos estudos iniciais, o creme foi bem tolerado?, afirma Ada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES