Influencer piauiense Franfran sofre paralisia facial; saiba os sintomas!

O influencer piauiense Francílio Rodrigues, o Franfran, revelou que está com paralisia facial do lado esquerdo.

Francílio Rodrigues | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O influencer piauiense Francílio Rodrigues, o Franfran, revelou que está com paralisia facial do lado esquerdo. Ele revelou a condição no domingo (26), em seu perfil nas redes sociais. 

Em entrevista ao meionorte.com, Francílio contou que começou a sentir os primeiros sintomas no dia 19 de junho e levou um grande susto após a dor de ouvido ter evoluído para a paralisia do rosto, apenas dois dias depois do primeiro sintoma.   

Francílio Rodrigues revela paralisia facial no lado esquerdo | FOTO: Reprodução/Instagram

"Desde domingo, dia 19, comecei a sentir uma dor no ouvido esquerdo, que durou dois dias. Era uma dor suportável. Na terça-feira acordei com o lado esquerdo já paralisado, não conseguia movimentar. Não conseguia fazer o enxágue na escovação dos dentes. Não conseguia mexer o lado esquerdo do rosto", contou.

Assustado, ele logo procurou a urgência médica, pois temia ser um derrame. "Cheguei logo para o descarte do AVC ou derrame. Mas me pareceu que a médica que me atendeu já sabia o que seria e o tratamento que deveria seguir. Logo iniciei a medicação, fiz a ressonância e irei apresentar os resultados amanhã". 

Francílio contou que segue tomando as medicações repassadas pela médica e procura se tranquilizar apesar de ter ficado bastante abalado.  

"Eu fiquei bem abalado. Foi uma preocupação muito grande de poder ser algo mais sério, com meu cérebro… sei lá. E também de ser algo irreversível e ficar assim pra sempre. Os dias seguiram com tristeza, me sentindo bem mal… tanto que demorei falar sobre isso no meu Instagram. Mas percebi que preciso de paciência, é algo que leva tempo e seguindo tudo direito", finalizou.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Grupo Meio Norte Comunicação (@meionorte)

O que provoca a paralisia facial?

Os sintomas do influencer são semelhantes aos identificados pelo cantor Justin Bieber, que recentemente revelou ter sido diagnosticado com a síndrome de Ramsay Hunt. 

A paralisia facial é caracterizada pelo enfraquecimento ou paralisia dos músculos de um dos lados do rosto. Ocorre em razão de uma reação inflamatória envolvendo o nervo facial, que incha e fica comprimido dentro de um estreito canal ósseo localizado atrás da orelha. Essa alteração impede a transmissão dos impulsos nervosos para os músculos responsáveis pelos movimentos faciais, provocando incapacidade e diferença entre os dois lados da face.

A perda súbita, parcial ou total, dos movimentos de um lado da face é o sintoma que mais chama atenção, além da dificuldade, em maior ou menor grau, para realizar movimentos simples, como franzir a testa, erguer a sobrancelha, piscar ou fechar os olhos, sorrir e mostrar os dentes, pois a boca se move apenas no lado não paralisado do rosto.

Nos stories, Francílio revelou que consegue piscar os olhos e franzir a testa, mas o movimento na boca está comprometido. 

Tratamento

O tratamento da paralisia facial periférica é sintomático e inclui o uso de medicamentos, fisioterapia e fonoaudiologia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES