Inspire-se nas famosas e veja truques de beleza para as que tem pele negra

Saiba como ousar nas cores, cuidar da pele e confira o passo a passo do make da atriz Lupita Nyong“o, que sempre arrasa no tapete vermelho

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Beyoncé, Sheron Menezzes , Lupita Nyong"o - atriz indicada ao Oscar por sua atuação em "Doze anos de escravidão" - e Nayara Justino, a Globeleza, são exemplos de famosas que arrasam na maquiagem, e que sabem como abusar de sombras e batons coloridos.

Em entrevista, Sheron contou que sabe se virar sozinha e fazer o próprio make. Mas a tarefa não é tão fácil para mulheres de pele negra. Além de poucas opções de produtos no mercado, é difícil encontrar um com o tom exato para cada tipo de pele.

A base é um dos principais desafios. "Algumas deixam a pele acinzentadas ou com cor diferente do resto do corpo, pescoço e colo. Tem que procurar, experimentar, não dá para usar um tom diferente da sua pele", diz a Globeleza Nayara Justino, que encontrou a base certa na marca MAC.

"Uma boa dica é misturar tons médios e escuros até chegar ao ideal", conta o maquiador Ricky Tavares, do Studio de Beleza Sonia Nesi, no Rio. Para evitar diferença de cores e o efeito "máscara", aplique também a base no pescoço. Se ela tiver cobertura seca, o pó facial pode ser descartado. Se não, use apenas na testa, queixo e nariz, onde a pele fica mais oleosa. Tanto o pó quanto o corretivo também devem seguir a cor exata da pele, para não parecer artificial. "O corretivo na pele negra não é igual a branca. Sempre use menos corretivo, para não deixar o efeito mais escuro ainda", aconselha Ricky.

Abuse das cores

Para colorir o make, aposte em sombras terrosas. "Use tons puxando para o vermelho, dourado e com pigmentação alaranjada. Evite sombras muito brilhantes", ensina o maquiador. À noite, roxo, rosa e verde também podem ajudar a destacar o olhar. Aplique bastante máscara de cílios. O delineador é outro ótimo aliado. Na boca, batom bege, nude, vinho, ameixa e vermelho realçam a pele bronzeada. O blush rosa queimado, além dos tons terrosos, fica ótimo em peles morenas e negras.

Cuidados com a pele

Os produtos de textura mate e livre de óleos são os mais recomendados. ?Dependendo do tipo de acne, a limpeza de pele poderá ajudar na extração dos cravos e tratamentos dos casos mais leves?, indica dermatologista Júlio César Nogueira, do W Spa.

As peles morenas e negras possuem mais melanina e, por isso, tendem a ser mais resistentes ao sol e aos efeitos do envelhecimento. Mas nem por isso o filtro solar deve sair da nécessaire.

?Aplico o protetor todos os dias e nunca me esqueço de usá-lo nas áreas mais afetadas pelo sol, como rosto, colo e mãos?, disse Beyoncé à edição francesa da ?Elle?. O filtro é um ótimo aliado para evitar manchas, melasma - hiperpigmentação em algumas áreas- e até mesmo o câncer de pele.

Abaixo, Ricky ensina o passo a passo da maquiagem de Lupita Nyong"o no SAG Awards. Inspire-se e arrase!

1. Com a pele limpa, corrija as imperfeições com corretivo e aplique uma base adequada para o tom da pele.

2. Passe em toda pálpebra móvel uma sombra lilás cintilante.

3. Aplique uma sombra azul no canto interno dos olhos e dê uma leve esfumada.

4. Passe a sombra lilás bem rente aos cílios inferiores, perto da linha d?água.

5. Corrija as sobrancelhas com sombra marrom escura.

6. Faça o contorno dos lábios com um lápis rosa bem claro e aplique batom pink com um pincel.

7. Nas maçãs do rosto, passe levemente um blush bronze.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES