Iphan conclui obras nas Ruínas da Igreja de São Bento, em Maragogi, AL

Melhorias serão entregues em evento na próxima quarta-feira, dia 11 de novembro.

Ruínas da Igreja de São Bento, em Maragogi, AL | Divulgação Iphan
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma paisagem de tirar o fôlego é delineada pela combinação das ruínas da Igreja de São Bento – em Maragogi, no estado do Alagoas (AL) – com a natureza do entorno. O ocre das pedras centenárias contrasta com o azul turquesa do mar ao fundo. Coroados pelas tonalidades transitórias no céu, a qualquer hora do dia o cenário arrebata o olhar. O resultado das intervenções nas ruínas será entregue à população no dia 11 de novembro, a partir das 5h30, com a celebração de uma missa ao alvorecer.

A obra é parte de um conjunto de ações que vêm sendo promovidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada à Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, com recursos do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD), coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Os investimentos da ordem de R$ 585 mil contemplaram o escoramento estrutural da edificação, a limpeza do monumento, bem como a implantação de infraestrutura de acessibilidade. Realizadas entre janeiro e outubro deste ano, as intervenções reforçam a vocação turística do bem e garantem melhorias para os moradores da região, que até hoje realizam cerimônias religiosas no local.

Construída no século XVII, a igreja é um testemunho histórico da ocupação religiosa em território alagoano no período colonial. A edificação entrou em processo de arruinamento na década de 1970. Ainda assim, de lá pra cá tornou-se ponto turístico da região e atrai visitantes pela combinação das belezas naturais com as memórias afetivas da comunidade local. O Iphan registrou o bem como sítio arqueológico não apenas por sua monumentalidade, mas também pela rica variedade de artefatos arqueológicos preservados no local.

“O projeto agora entregue à comunidade é uma primeira etapa de outras duas pretendidas: a de urbanização da área, com implantação de mirante e anfiteatro; e a de implantação do Memorial Caminho e Fé”, explica o superintendente substituto do Iphan no Alagoas, Sandro Gama. A presidente do Iphan, Larissa Peixoto, complementa: “Além de preservar o patrimônio, essa obra pode incrementar o turismo na região. Após as intervenções, as ruínas se consolidam como um atrativo cultural que complementa a beleza natural de Maragogi.”

Investimentos no Patrimônio Cultural

A obra em Maragogi é mais uma de uma série de intervenções promovidas em Alagoas. A restauração da Casa de Jorge de Lima, no município de União dos Palmares, e da Igreja de Nossa Senhora do Amparo, em Marechal Deodoro, também contam com recursos do FDD. O Fundo reúne recursos provenientes de condenações judiciais, multas e indenizações para a reparação de danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico.

Outras obras no estado também vêm sendo realizadas com investimentos do Iphan, como a requalificação urbanística do Largo de São Gonçalo, em Penedo; as requalificações do Largo da Igreja Matriz e do Largo da Igreja do Bonfim, em Marechal Deodoro; e a restauração da igreja de Nosso Senhor Bom Jesus dos Martírios, em Maceió. Ao todo, somam mais de R$ 16 milhões em recursos aplicados no Patrimônio Cultural de Alagoas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES