“Já fantasiei muito com as BBB”s“ diz Pedro Bial apresentador do reality show global

— Quer saber o que é sexo? É aqui que tudo acontece, meu irmão! Tem espelho dos dois lados na porta de correr, para se inspirar, antes e depois.

Pedro Bial | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A casa do BBB todo mundo conhece. E a casa de Pedro Bial, 55 anos, o moderador das emoções daquela gente?

A equipe do ELA foi conhecer o lugar, que está tinindo de novo e até meio vazio, naquela batida de ir curtindo preencher os espaços. Bial nos recebe com jarras de água de coco com hortelã, suando após seus exercícios matinais na esteira à beira da piscina diante de uma televisão.

? Preciso me exercitar para lutar contra a artrose. Enquanto caminho, aproveito para assistir à Globonews ou à CNN.

Numa das paredes, um mural estilo miscelânea com quadrinhos pré-rafaelitas, pinturas da filha Ana Bial (que mora lá mas está de partida para NY, casada) e uma caricatura que Chico Caruso fez de seu filho José ? Bial ainda tem mais três filhos: Marina, João e Théo.

? Estou adorando colar essas coisinhas com as fitas que a criançada usa. E tem uns objetos, tipo essa matrioshka só com escritores russos em vez das bonecas!

Com estrutura de aço oxidado até ficar com cor de madeira, a casa, projeto das arquitetas Carla Marçal e Mônica Vert, tem três pisos e abriga algumas grifes, tais quais um sofá ?saco de jujuba" dos irmãos Campana e trabalhos de Zemog, como os ?nós?, feitos de chapinhas e um conjunto de números inspirado nas dezenas do bicho.

? Eu joguei e ganhei ? jura Bial, que aguarda com ansiedade a chegada de uma tela de Maria Klabin para a sala de estar e está começando a instalar plantas nos nichos que restam no mural de azulejos que o Coletivo MUDA fez ao longo da escada que leva do primeiro piso à área de lazer.

Os orgulhos do anfitrião, contudo, são naturais e as grifes são impressas pela História: um pau-brasil centenário resiste ao tempo, próximo à entrada da casa, e duas rolinhas aguardam num ninho rente à varanda frontal que a mãe traga alimento.

O quarto de Bial não tem nada demais: uma suíte sem exageros, cama King Size, closets expostos e lençóis desarrumados.

? Quer saber o que é sexo? É aqui que tudo acontece, meu irmão! Tem espelho dos dois lados na porta de correr, para se inspirar, antes e depois. Sem espelho, não dá...

Quando começaram a estourar os últimos fogos de 2013 ? vindos de vários bairros, inclusive Copa, e visíveis a partir da cozinha que se abre para o varandão de sua casa nova, no Horto ?, Pedro Bial terminava de cozinhar um hadoque ao leite, perfumado com ervas de sua hortinha particular. Os convidados para o réveillon eram só um casal de amigos queridos, e estava lá também o filho caçula, José Bial, de 11 anos. Praticante de parkour e iniciado no veganismo, José comeu só um prato de frutas exóticas cuja seleção o pai amoroso fez, cuidadosamente, a seu pedido.

? Ele queria um banquete de frutas. Procurei as melhores e mais incomuns da cidade e preparei a bandeja.

Separado há quatro meses de Roberta, sua última namorada (de uma relação de dois anos), ele emburacou logo no trabalho, inaugurando o novo ano dividido entre as tarefas já de praxe nessa época da nova temporada do ?BBB? e a finalização do roteiro de seu primeiro musical, sobre Chacrinha.

? Maluco é assim: não pode ter férias, como disse a Fernanda Young. Tem que se ocupar. Não que eu seja exatamente maluco, mas minha saúde emocional se baseia em me disciplinar para o trabalho. Penso em muita coisa ao mesmo tempo. Várias camadas de pensamento. Por isso, sou esse tagarela aí ? conclui, e silencia, como um ator.

Um olhar do fundo do poço

Entre as várias camadas de pensamento está ainda o luto da separação recente, que impede o tagarela de falar mais sobre o assunto amor. Restam, nesse hiato, os estímulos externos, de caráter erótico-sexual, que chegam junto com o verão carioca, como a série ?Amores roubados"ou o novo filme de Lars Von Trier, ?Ninfomaníaca ? Volume 1?.

? Como disse meu amigo e colega de trabalho João Carrascosa, no momento estou ?manogâmico? ? diz Bial, que cai na gargalhada.

Mas o assunto exige sobriedade.

? Grande novidade o sexo estar na linha de frente de tudo... ? ele reflete, com um certo cansaço filosófico, um spleen geracional, inspirado pela sessão recente de ?Ninfomaníaca?, discutida, na saída, com João Emanuel Carneiro e Amora Mautner, que ele encontrou por acaso no foyer do cinema.

? Fiquei pensando em o quão estranho é o fato de aquele filme de um depressivo escandinavo, um filme totalmente não sexy sobre sexo broxante, combinar tanto, rimar tanto com o tipo de discussão sobre sexo que se tem neste país tropical e solar. No Brasil, o que existe é um blá-blá-blá sobre sexo que não corresponde a uma vida sexual tão feliz assim das pessoas. Aqui, o sexo oral é esse: é o sexo falado. Todo mundo fala, todo mundo expõe suas intimidades, só que é mais com aflição do que com tesão. Uma excitação no mau sentido da palavra ? constata.

Tal preponderância do assunto, tamanha falação, ou felação verbal, conforme for o trocadilho, Bial atribui ao aspecto mais marcante do filme: o desconforto do amor, da ideia do amor, e a rejeição de sua vulgarização, que é sintetizada na repulsa: ?Esse amor eu não quero?.

? O bom de tudo isso, sexo e amor à parte, é que temos um cinema de autor que mexe com as pessoas, de um Bergman contemporâneo com esse olhar do fundo do poço que quase todo mundo adora. Isso é bacana.

Enquanto fala dos assuntos mais subjetivos ? não se enganem ?, Bial está sempre atento ao som polifônico que vem de uma salinha contígua, onde um grande telão, como num filme de Peter Greenaway, divide-se em vários quadros que mostram todos os aposentos do ?BBB?.

? Ah, isso é como um rádio. Eu posso estar lendo um autor russo e, ao mesmo tempo, ouvindo tudo o que se passa lá dentro. Quando é uma coisa relevante, eu paro de ler e presto atenção.

A questão é saber o que é relevante e em que sentido... Com tantas temporadas do programa nas costas, será que este jornalista, escritor, cineasta e apresentador ainda tem fantasias, aqui na casa do Horto, com o que se passa lá, na cultuada casa?

? Já fantasiei muito com as mulheres do ?BBB?, tão vistosas, e, afinal de contas, ali é tudo fantasia! Embora nunca tenha tido contato pessoal com nenhuma delas. Nesta temporada, a primeira que me chamou a atenção é aquela moça franzina, que não teria nada demais se não tivesse implantado 750 mililitros em cada peito, praticamente um aleijão. Mas é o meio de vida dela, virou webcam girl, encontrou uma mina de ouro, é mais assistida no exterior do que aqui. Ainda não acessei o site dela porque tive problemas com o flashplayer, mas claro que vou, por interesse jornalístico, óbvio. Até porque, com ela, me bateu um lance paternal. Quando olhei pro rostinho daquela mulher voluptuosa, vi que é uma menina. Uma menina! É estranho. Zero libido. Uma criança. Dá vontade de falar: por que é que você botou esses peitos, guria?

Casar? Nunca mais

Quem realmente mexeu com os sentidos de Bial neste início de temporada foi a atriz Dira Paes, em ?Amores roubados", assunto do ensaio de capa desta edição do ELA, embora ele garanta que o interesse se deve mais à atuação profissional que aos dotes inatos ou ao estofo caliente das cenas.

? A Dira é uma superatriz. Claro que é uma mulher linda e tudo o mais. Só que o que ela é, isso sim, é um exemplo clássico de uma frase de Cacilda Becker que ninguém me contou, eu mesmo a vi dizer a alguém que a elogiava pelos seus dotes físicos. Cacilda respondeu: ?Eu não sou linda, não sou nem sequer uma mulher bonita, mas, se a personagem for linda, eu fico linda". A Dira é o exemplo disso: sensual, bonita. Mas, linda e gostosa, mesmo, é a personagem, graças ao que ela é como atriz. Não acredito que ela seja frustrada sexualmente como a personagem. Quer dizer, frustrada no casamento. Mas, afinal, quem não é frustrado no casamento? ? reflete Bial, que, embora ainda acredite no amor e no sexo, descarta um retorno à sagrada instituição.

? Casar? Nunca mais.

Até porque, no momento, ele está casado com a casa cujo terreno comprou há dez anos e só agora ficou pronta. Não é um castelo, não é sequer uma mansão ostentatória, como a de muitos artistas pátrios. Tem umas árvores que dão frutas, uma piscina comum, uma churrasqueira, uma miniquadra de basquete e uma ducha onde Bial se refrescou e que resultou na foto desta página, de Fábio Seixo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES