Jornalista Mauro Sampaio lança fotolivro sobre câes e gatos nas janelas

Publicação será lançada no dia 26 de janeiro em Teresina.

Gatos e cães nas janelas | Mauro Sampaio
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O livro “Gatos e Cães nas Janelas”, escrito pelo jornalista Mauro Sampaio e editado Nova Aliança, será lançado no dia 26 de janeiro, às 20h, Em Teresina. A obra, segundo ao autor, é resultado de um trabalho fotográfico em curso iniciado durante a pandemia.

“Esse trabalho, que pretendo publicar, agora mais adiante, poderá se chamar “Janelas e eles”, que também pode tornar-se um livro. Nesse período da pandemia, eu fazia caminhadas nas superquadras residenciais da Asa Norte de Brasília e passei a fotografar, já levado pelo olhar curioso, as diversas manifestações da vida nos apartamentos expostas nas janelas: decorações, vestuário masculino e feminino a secar ao sol, recados, qualquer coisa que representasse um certo modo de ser dos seus moradores”, disse.

Gato na janela (Mauro Sampaio)

A partir dessa observação, Mauro percebeu que nas janelas estavam também, em contato com o lado de fora, gatos e cães. “Fiquei entusiasmado com essa particularidade do olhar para essas janelas e desviei o tema para o livro”, afirmou, citando que “Gatos e Cães nas Janelas” é um fotolivro leve, carinhoso, informativo, poético e musical, que traz ao autor a memória afetiva desses companheiros que teve quando morava com os pais.

Cão é flagrado na janela (Mauro Sampaio)

Com o livro, recheado de muitas curiosidades sobre gatos e câes, a proposta é uma fotografia urbana que identifica, nas janelas dessa região específica de Brasília, essa vida preciosa dos principais animais de estimação: os gatos e cães. Eles gostam de passar parte do dia nas janelas dos apartamentos.

“Claro que não somente nessa região de Brasília os gatos e cães ficam nas janelas. Mas, nos prédios de três andares, eles estão visíveis. Dormem, brincam, ficam atentos aos movimentos do lado de fora, enfim, mostram-se”, ressalta. 

Cães  e gatos nas janelas (Mauro Sampaio)

Mauro diz que o livro é também uma homenagem aos tutores de Brasília e de todos os lugres do mundo. “Os tutores de um modo geral são apaixonados por seus gatos e cães e não encontrei, nesse período de produção fotográfica, nenhum animal com qualquer sinal de mau trato”, relata.

Gatos (Mauro Sampaio)

Janelas são um lugar querido por cães e gatos

De acordo com Mauro, os tutores que vivem em apartamentos sabem (ou deveriam saber) que as janelas são um lugar querido pelos gatos e cães. Portanto, é muito importante que haja tela de proteção para evitar quedas. “Pouquíssimos apartamentos que fotografei deixam os seus gatos e cães sem essa proteção. Se não tiver a tela, pode ter certeza, eles frequentam assim mesmo suas janelas”.

No livro, Mauro conta com participação especial de Eneas Barros e dos veterinários Luiz Augusto de Oliveira e Pedro Allef. 

Gatos flagrados por Mauro Sampaio 

Depois de “Gatos e Cães nas Janelas”, Mauro pretende concluir “Janelas e Eles”, que também traz uma temática social.

Mauro Sampaio é também autor dos livros “De ônibus” e depois “Abandono”, lançado pouco antes da pandemia. “A temática de “Abandono” é dolorosa: pessoas em situação de rua. Fotografei em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza e Teresina”, diz.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES