Mulheres estressadas e com dificuldades para ter filhos; entenda problema feminino!

Pressão no trabalho e estresse interferem na saúde de forma geral e podem afetar o sistema reprodutiv

As situações desgastantes às quais mulheres estão expostas diariamente | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As situações desgastantes do cotidiano às quais as mulheres estão expostas diariamente como ansiedade, pressão no trabalho e estresse interferem na saúde de forma geral e podem afetar o sistema reprodutivo da mulher.

Além da busca pela realização profissional e o foco no trabalho serem condições que caminham na contramão dos sonho de ser mãe, ele pode contribuir com o diagnóstico um pouco tardio de patologias que prejudicam a fertilidade. Contudo, a psicóloga Iane Ibiapina é um exemplo de quem conseguiu vencer este obstáculo.

Quando decidiu que era hora de ter filhos, ela teve dois abortos espontâneos e através da situação ela descobriu ter um problema incomum que infligia sérias dificuldades às suas tentativas de ser mãe.

?Procurei ajuda médica e fui a uma especialista em reprodução humana, nos exames descobri que possuo SAF (Síndrome do Anticorpo Antifosfolipídio), uma doença autoimune que prejudica a coagulação sanguínea e na gravidez e me coloca em risco de trombose placentária, levando a morte do feto ainda no útero?.

Somado aos fatores, ela destacou que a obesidade e a hipertensão também foram agravantes para a condição. Logo tomou as atitudes de deixar o emprego para cuidar da saúde, iniciando o tratamento adequado. ?Descobrir o diagnostico certo fez toda diferença?.

Consciente da situação e preparada para iniciar o tratamento, a psicóloga teve uma grata surpresa. Descobriu que estava grávida antes mesmo de seguir os primeiros passos do tratamento. ?Foi como um presente de Deus.

Então logo iniciei o pré-natal nas primeiras semanas, realizei todos os exames e iniciei um tratamento medicamentoso com anticoagulante e outros remédios.

Foi uma gravidez tranquila, sem sustos, mais sempre segui todas as recomendações médicas, tomei todo cuidado, priorizando sempre o bem-estar do meu bebê?.

Hoje, com um bebê saudável, Iane disse que passou a valorizar todos os momentos com ele. ?Adoro até os momentos não muito bons, como trocar fralda.

Aprendi também que quando estamos grávidas tudo muda e somos responsáveis pela saúde do bebê. Tudo o que fazemos nesse momento pode prejudicá-lo?.

Uma vida mais leve previne problemas com a fertilidade

O médico especialista em reprodução humana, André Luiz da Costa, destaca que as mulheres que planejam ser mães, precisam, acima de tudo, ter tempo para cuidar da sua saúde física e mental, se manter dentro do peso ideal, fazer exercícios físicos e adotar uma alimentação saudável, somado a isso, é preciso dedicar um tempo para viajar com os companheiros, sem internet ou celular.

Por questões relativas à vida cotidiana, as mulheres também têm adiado a gestação o que potencializa ainda mais os riscos de uma gestação pouco sucedida e complicações ao bebê.

"O risco de se esperar muito para ser mãe é não ter mais óvulos seus e ter que utilizar óvulos doados. Quanto ao útero, ele poderá ser preparado para receber os embriões até na menopausa, o problema são as doenças associadas que a mulher poderá adquirir e que poderão complicar sua gestação, como a diabetes, pressão alta e sobrepeso.

É indispensável que ela tenha acompanhamento multidisciplinar do seu obstetra e de um profissional especialista, seja ele o cardiologista, o hematologista ou o endocrinologista durante todo o pré-natal e pós-parto, assim como o nutricionista e o psicólogo", recomendou o médico.

Vencida a preocupação inicial que era a de engravidar, seja naturalmente ou por reprodução assistida, vêm as preocupações e os medos que permeiam a gestação.

De acordo com o Dr. André Luiz da Costa, com essa tensão maior ela poderá ter mais sintomas desagradáveis. "São as dores, náuseas, insônia, ela poderá comer demais ou não comer, também. Por isso, o acompanhamento psicológico se faz necessário antes e depois de engravidar".

A medicina também alerta os homens sobre os efeitos do estresse no sistema reprodutivo masculino. "Esta condição influencia através da piora na qualidade do sêmen e da própria potência sexual, podendo levar o homem a quadros de impotência sexual e/ou ejaculação precoce, para o que o tratamento na maioria das vezes é a psicoterapia", finaliza o especialista em reprodução humana.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES