JUNTA vai representar o Piauí na Suíça

Janaína Lobo, criadora e diretora em parceria com Jacob Alves e Datan Izaká, representará o JUNTA no festival suíço.

JUNTA - Festival Internacional de Dança de Teresina | Tássia Araújo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Realizado há 4 anos em Teresina, o JUNTA – Festival Internacional de Dança de Teresina, idealizado por Janaína Lobo, Datan Izaká e Jacob Alves, vai participar, como convidado, da 10ª edição do Swiss Dance Days, que ocorre no período de 6 a 9 de fevereiro em Lausanne, na Suíça. O convite chega através do programa “Coincidência”, da Fundação suíça para a cultura Pro Helvetia, que fomenta intercâmbios culturais entre profissionais das artes da Suíça e da América do Sul. Janaína Lobo, criadora e diretora em parceria com Jacob Alves e Datan Izaká, representará o JUNTA no festival suíço.

O programa apoia projetos envolvendo interlocutores, artistas e conteúdo suíço e também fortalecendo espaços, festivais e proposições na América do Sul. A viagem de pesquisa, promovida pelo programa Coincidência, tem como objetivo estabelecer relações entre os contextos da dança da América do Sul e da Suíça, além de um canal para a troca e circulação de produções culturais entre esses territórios.

Além da programação de espetáculos do Swiss Dance Days, que contará com a apresentação de 15 performances, Janaína Lobo participará de encontros com coreógrafos, bailarinos e produtores da suíça e diversos países do mundo.

“É a 1ª vez que o JUNTA é convidado para ir tão longe! Isso nos faz perceber a importância que o festival possui, aqui e fora daqui. É uma oportunidade ímpar de conhecer um festival europeu, novos artistas, conhecer in loco a dança suíça, além da possibilidade de intercâmbios futuros. Não tenho dúvidas de que será uma experiência muito importante de estudo e pesquisa sobre como pensar, gerir e organizar um festival”, comenta Janaína.

O Swiss Dance Days é importante cenário internacional da dança. É uma ocasião dedicada ao intercâmbio e encontro entre artistas, produtores e o público. Organizado através da iniciativa da Reso – Dance Network Switzerland, a plataforma bienal visa promover as artes coreográficas suíças. Mais de 150 trabalhos foram analisados por um júri especializado, e 15 performances, criadas nos últimos dois anos, serão apresentadas ao público durante o evento.

Na Suíça, o público poderá discutir sobre as performances da programação com coreógrafos, bailarinos e produtores nacionais e internacionais. O Swiss Dance Days é  uma oportunidade única de unir diferentes profissionais da dança em uma só cidade. Durante a edição de 2019, representantes de cerca de 300 localidades e quase 40 países estão sendo esperados.

O JUNTA é um conjunto de ações artísticas e formativas, tendo a dança contemporânea como objeto e ponto de reflexão sobre a arte e o mundo. O Festival tem trazido para Teresina artistas e grupos importantes da dança no Brasil e no mundo, de diversas cidades e países como Chile, França, Espanha, Argentina, Portugal, Suécia e Moçambique.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES