Laser de rubi ajuda na remoção de tatuagens

A nova tecnologia substitui intervenções como dermoabrasão

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 Se você se arrependeu de alguma tatuagem que fez no passado - em homenagem a um amor antigo ou porque conseguiu um novo emprego que não a permite -, e tem medo das técnicas atuais, pode contar com uma opção segura e quase indolor: o laser de rubi. Publicidade

A nova tecnologia substitui intervenções como dermoabrasão, criocirurgia ou peelings com alta concentração, que atacam a tatuagem, mas também danificam a estrutura da pele na região, deixando cicatrizes. A dermatologista Ana Lúcia Récio, de São Paulo, implantou em sua clínica essa novidade que promete acabar com o desgosto da pele marcada sem muita agressão.

"Muitas vezes a tatuagem foi feita no final da adolescência e quando a pessoa se torna adulta vem o arrependimento", conta a profissional. Um estudo publicado no "Archives of Dermatology" revista especializada em dermatologia, revelou que 6% dos americanos tatuados gostariam de remover o desenho - em sua maioria mulheres. Entre os motivos estariam constrangimento (57%), mudança de imagem corporal (38%), novo emprego (38%) e até estigma social (25%).

Além de tatuagens, o laser de rubi também remove manchas escuras da pele. "Por tratar-se de técnica de precisão e para pigmentos, ele é muito específico, o que permite ótimos resultados", explica Ana Lúcia. As técnicas atuais disponíveis no mercado são muito abrasivas - como a lixa de diamante (microdermoabrasão) e o lixamento com laser de Erbium Vag (érbio) ou até CO2 (ultrapulsado). "Eles removem a pele junto com o pigmento.

O laser de rubi ‘enxerga’ somente o pigmento". O laser de rubi é uma alternativa que oferece baixo risco, não causa sangramento e efeitos colaterais, não deixa sinais de cicatrizes e é praticamente indolor. Sua energia causa uma fragmentação da tinta em partículas de pigmentos que serão removidas pelo próprio organismo. O método pode ser indicado ainda para manchas pigmentadas causadas pelo sol no dorso das mãos, no colo, na face, nevo de ota e manchas café-com-leite .

Infelizmente, o laser de rubi só remove pigmentos escuros, ou seja, tatuagens coloridas estão fora da lista. Os preços são variados e dependem muito de como é a tatuagem - o tamanho e se foi feita com muita tinta ou pouca.

O número de sessões depende do tamanho, das cores e da profundidade do pigmento da pele. A recuperação também varia de pessoa para pessoa. Mas, se seguida à risca, o paciente não terá maiores problemas. "Recomendamos evitar sempre a exposição solar cobrindo a área, seguir a orientação médica rigorosamente e ter muita paciência, pois a remoção pode demorar e nem sempre dá pra prever este tempo", encerra a dermatologista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES