Mais de 20 mil pessoas participam de Guerra de Tomantes na Espanha

Cerca de 160 toneladas de tomates foram disponibilizados

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mais de 20 mil pessoas participaram nesta quarta-feira (30/08) da tradicional guerra de tomates na cidade espanhola de Buñol. Aproximadamente 160 toneladas do fruto foram disponibilizadas para a edição deste ano do festival Tomatina.

Os participantes, muitos vestindo apenas roupa de banho e óculos de natação, jogaram tomates uns nos outros durante horas. Chuveiros públicos foram disponibilizados para os foliões.

A segurança no festival foi reforçada neste ano, após os recentes atentados terroristas na Catalunha, e contou com 740 policiais.

O festival, considerado a maior guerra de comida do mundo, é celebrado há 72 anos. A tradição teve início em 1945, quando jovens pegaram tomates de uma barraca e jogaram durante um festival local. Durante mais de uma década, o ditador Francisco Franco tentou acabar com a luta de comida. Sem sucesso, ela foi legalizada em 1957.

Em 2002, a secretária de turismo da Espanha declarou a Tomatina com uma festividade de interesse turístico internacional.

Buñol, uma cidade de 10 mil habitantes, começou a cobrar uma taxa de participantes não-residentes em 2013 para tentar reduzir o número de foliões que chegou a 50 mil pessoas.

O festival inspirou celebrações semelhantes na Colômbia, Costa Rica, Chile e Estados Unidos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES