Marcelo Evelin e Demolition fazem estreia nacional de Uirapuru em Teresina

Depois da estreia nacional em Teresina, no Teatro João Paulo II, espetáculo será apresentado em Porto (Portugal) e Montpellier (França).

Bailarinos no ensaio do espetáculo Uirapuru | Mauricio Pokemon
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Teresina foi escolhida para a estreia nacional do espetáculo UIRAPURU, criação da Plataforma Demolition Incorporada com concepção e coreografia de Marcelo Evelin. Serão duas noites de espetáculo no Teatro João Paulo II, no Dirceu, nos dias 18 e 19 de maio, às 19 horas, com entrada gratuita.

O espetáculo segue em turnê, com estreia internacional no teatro Campo Alegre, no Porto/Portugal e no Festival Montpellier Danse, em Montpellier/França, no mês de Junho próximo.

UIRAPURU é uma peça inspirada nas entidades que habitam as florestas do Brasil e no imaginário mítico das matas brasileiras. A floresta como cosmologia particular - selvagem e encantada - e como regresso a um interior profundo e desconhecido. O Uirapuru é um pássaro brasileiro, considerado o “cantor da flroresta”. 

Bailarinos do espetáculo Uirapuru (Foto: Maurício Pokemon)

Uirapuru é uma dança hipnótica

Uirapuru significa “homem-pássaro” ou “ave enfeitada” em Tupi-Guarani, uma das línguas dos povos originários do Brasil. Tem sua existência envolta em uma lenda indígena, a estória do encantamento de um dos amantes de um amor impossível, em uma ave rara, cujo canto fizesse os ouvintes delirarem.

O espetáculo UIRAPURU é uma dança de um gesto só, suspenso e insistente, uma dança hipnótica, que inscreve um rito e configura um território imaginário entre o pousar e o alçar voo. A dramaturgia de UIRAPURU aposta na escuta desse pássaro raro, envolto de encantamento, cuja plumagem traz sorte, como uma promessa de aparição de uma brasilidade que insiste em vibrar. O espetáculo está sendo ensaiado no novo Estúdio Demolition Incorporada, em Teresina, reunindo um grupo de antigos colaboradores da plataforma com outres artistas piauienses, formando um elenco integralmente de brasileiros.

O grupo elabora e expõe suas diferenças em uma constante negociação de um lugar comum, na tentativa de reafirmar uma coletividade com autonomia e revelar suas singularidades de histórias, raças e gêneros. Em residência há dois meses no CAMPO arte contemporânea, Evelin e a equipe apostam em uma criação artesanal, desde os objetos que configuram o espaço cênico, até a concepção sonora e o figurino.

Bailarinos no ensaio da peça Uirapuru (Foto: Mauricio Pokemon)

Recursos artísticos

A concepção de som foi pensada por Danilo Carvalho, artista de Parnaíba, que convidou Luis Carlos Garcia da cidade de Hidrolândia/Ceará, um músico e imitador de pássaros, para estar em cena junto com os bailarinos. O espaço cênico do trabalho foi criado como um céu para a coreografia, formado por um comedouro de pássaros com frutas e legumes em um arranjo de madeiras que se equilibram em uma instabilidade flutuante.

O figurino determina o corpo, reforçando o antagonismo entre céu e terra, entre voar e enraizar. A iluminação se dá através de uma escultura luminosa suspensa, um “Sol de Teresina” que faz amanhecer e anoitecer o espetáculo.

Ficha Técnica UIRAPURU

Uma obra Demolition Incorporada

Concepção e Coreografia: Marcelo Evelin

Criação e Performance: Bruno Moreno, Fernanda Silva, Gui de Areia, Luis Carlos Garcia, Marcio Nonato, Rosângela 

Sulidade, Vanessa Nunes.

Dramaturgia: Carolina Mendonça

Luz: Marcio Nonato

Som: Danilo Carvalho

Direção técnica: Andrez Ghizze

Preparação e ensaio: Mariana Alves

Ilustração: Elza Hieramente

Foto, vídeo, gráfico: Maurício Pokemon

Produção de receptivo/Campo: João Marcos

Direção de Produção: Regina Veloso/Casa de Produção

Assessoria administrativo-financeira e de logística: Humilde Alves

Produção e Difusão: Sofia Matos/Materiais Diversos

Residências artísticas: CAMPO arte (Teresina/Brasil), Teatro Municipal do Porto – Teatro Campo Alegre (Porto/Portugal), La Vignette (Montpellier/France)

Co-produção: Teatro Municipal do Porto/Pt, Festival Montpellier Danse 202/Fr e Festival d’Automne à Paris/Fr.

Circulação UIRAPURU

*Estreia nacional

Teresina - Brasil

Dias 18 e 19 de maio, às 19 horas

Teatro do Dirceu

*Estreia internacional

Porto - Portugal

Dias 3 e 4 de junho

Teatro Campo Alegre

Montpellier - França

Dias 19 e 20 de junho

Théâtre La Vignette/Montpellier Danse



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES