Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Maria da Inglaterra será homenageada em songbook digital

O projeto é do músico Bertone Martins e será lançado no dia 17 de março

Uma das artistas mais aclamadas da cultura piauiense será tema de um projeto a ser lançado em março de 2021. A falecida cantora Maria da Inglaterra será a homenageada em um Songbook idealizado pelo músico Bertone Martins.

Bertone é músico desde o ano de 2006, tocando nos bares e restaurantes de Teresina. Também atuou ao longo dos anos como professor de música e se formou em licenciatura em música pela UFPI. 

Maria da Inglaterra Maria da Inglaterra 

O projeto sobre Maria da Inglaterra teve início em 2014 e chegou a fazer parte do trabalho para complementar sua monografia, alinhando algumas músicas compostas pela compositora com exercícios de musicalização.

Hoje o autor tem a oportunidade de realizar o trabalho como foi pensado originalmente: um book digital com uma apresentação sobre o trabalho, uma breve biografia de Maria e o registro de 12 musicas em partituras dos Albuns " O peru rodou" e " Alegria de viver".

A pretensão maior do músico é disponibilizar mais um material de apreciação da música popular piauiense. Dessa forma, promoveu também uma iniciativa de valorização da cultura local. Para tanto firmou a parceria com o músico, professor e multiinstrumentista Marcell Régis que participa como revisor das partituras e editor principal de 4 composições do songbook.

A cantora Maria da Inglaterra faleceu em maio de 2020, aos 81 anos. Maria Luiza dos Santos e Silva virou cantora aos 26 anos. Mesmo sem saber ler ou escrever, compôs mais de 2.000 músicas.

Em 1973, na primeira vez que subiu em um palco, Maria da Inglaterra foi campeã do Festival Universitário, realizado no Teatro de Arena, em Teresina, com a música “O Peru Rodou”. Na década de 1980 participou do projeto Pixinguinha, no Rio de Janeiro. Em 2010, a cantora foi homenageada no Dia Internacional da Mulher pelo programa Domingão do Faustão.

O lançamento e divulgação do songbook digital será as 19 horas do dia 17 de março através de um bate-papo intermediado pelo jornalista Marcos Monturil através de transmissão pelo Instagram @bertonemartinsoficial. O projeto tem o apoio da Prefeitura de Teresina, através da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, pela Lei Emergencial Aldir Blanc.


Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push
<