Marina Lima disponibiliza sua obra em livro na internet

175 músicas foram revisadas integralmente pela artista, que sempre apostou na importância do acesso à transcrição musical de obras.

Marina Lima | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Marina Lima lança comemora um ciclo de 21 discos e disponibiliza seu primeiro e único livro "Música e Letra" de partituras e letras com toda a sua obra como compositora, intérprete e arranjadora de forma gratuita. 

Ela diz que no decorrer de sua carreira, várias vezes foi desafiada a publicar um livro, mas sempre achava que não havia chegado o momento. "Agora que minha obra está madura, eu acho que é o momento", comenta Marina Lima.

Cantora Marina Lima disponibiliza livro

As 175 músicas transcritas por Giovanni Bizzotto, músico e parceiro que acompanha Marina desde a década de 1990, foram revisadas integralmente pela artista, que sempre apostou na importância do acesso à transcrição musical de obras. 

Ela conta que quando começou a aprender a tocar violão, ainda garota, comprava todos os songbooks que havia dos Beatles, do Bob Dylan, do Tom Jobim. "Eu sempre gostei e sei que esse tipo de material ajuda muito quem quer se desenvolver", relembra Marina sobre sua formação artística, que ainda é marcada pelo formato.

O livro vai do seu primeiro álbum, Simples como fogo, lançado em 1979, até o seu último, Novas Famílias, de 2018. A escolha em organizar sua obra através de seus fonogramas fez com que fossem incluídas não apenas as suas composições autorais, mas também aquelas de outros autores que se tornaram sucessos em sua voz, como "Uma noite e meia" (de Renato Rockett), "Pessoa" (Dalto) e "À francesa" (Claudio Zoli/Antonio Cicero). “Não gostava da ideia ter apenas as canções que compus. Meus discos são minha obra, mesmo que algumas das canções que gravei não tenham sido compostas por mim", posiciona-se a compositora e cantora, que ainda destaca como os discos traduzem a sua trajetória: "acompanhando os álbuns, do primeiro ao vigésimo primeiro, as pessoas conseguem entender a minha evolução musical. Você vê a diferença, a história, como vai se transformando... outros acordes foram aparecendo, outros interesses também. A minha identidade está nos meus discos".

Livro tem letras e partituras de canções

O livro de partituras e letras pode ser baixado no site oficial da artista (marinalima.com.br) e é destinado ao público interessado em aprender a tocar suas canções e acompanhar sua trajetória. "Eu só quis fazer este trabalho quando entendi a dimensão que ele alcançaria. Quis disponibilizar esse meu acervo de graça, pois o público sempre consumiu tudo o que fiz e é ele que me faz ser muito tocada até hoje. Isso devo ao público que me ouviu e me prestigiou. Agora quero retribuir esse carinho e essa atenção com este presente".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES