Mauricio de Sousa fala sobre narrativas japonesas e quadrinhos

Produção, que conta também com o escritor nipo-brasileiro André Kondo, vai ao ar no dia 27 de julho nas principais plataformas de streaming

Mauricio de Sousa | Lailson dos Santos
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mauricio de Sousa (Foto: Lailson dos Santos)

No próximo dia 27 de julho, o podcast Japão sem Escalas embarca em uma aventura pelo mundo da fantasia e da literatura.  A produção lança o quarto episódio de sua primeira temporada e explora  o tema  “Narrativas japonesas e quadrinhos” na companhia do cartunista e criador a Turma da Mônica, Mauricio de Sousa, e do escritor nipo-brasileiro, André Kondo. 

O podcast, lançado em junho durante a semana de comemoração Imigração Japonesa, aborda questões relacionadas à cultura e à comunidade japonesa no Brasil. O programa  é produzido pela Aoki Media com apoio institucional do Consulado Geral do Japão em São Paulo. O Japão sem Escalas é quinzenal e está disponível nas plataformas Spotify, Google, Apple e Deezer. 

Durante o episódio, Mauricio de Sousa conta para as apresentadoras Tatiana Aoki, CEO da Aoki Media, e a jornalista Ana Paula Novaes, sobre sua conexão com a cultura japonesa, sobre sua proximidade e o trabalho realizado com o renomado cartunista Osamu Tezuka e sobre seus planos para levar os seus quadrinhos para a terra do mangá. O criador da Turma da Mônica mantém um escritório da Mauricio de Sousa Produções no Japão e tem diversos produtos com a sua marca no país. Mauricio volta no tempo e fala sobre sua história, os primeiros contatos com o mundo dos quadrinhos, seus primeiros desenhos e a inspiração para a criação de seus personagens.

André Kondo é finalista do Prêmio Jabuti, e recebeu dupla menção honrosa no Prêmio Nacional de Literatura João-de-barro com o livro "O pequeno samurai". O escritor nipo-brasileiro tem como parte de sua missão divulgar a cultura de seus antepassados. Para o Japão sem Escalas, ele fala sobre o que o inspira na literatura japonesa e conta um pouco sobre o convite especial que recebeu do governo japonês para vivenciar o Japão contemporâneo e se tornar um difusor da cultura japonesa no Brasil. Kondo fala ainda sobre o livro “Lendas japonesas”, lançado este ano, que traz ilustrações com personagens da Turma da Mônica. 

“O episódio é um retorno à infância, principalmente para quem cresceu lendo Turma da Mônica, como eu. Maurício conta histórias incríveis que ele viveu quando foi ao Japão, como seu casamento, e o dia em que provou sashimi, mesmo sem gostar do prato. Demos bastantes risadas, além de ser emocionante”, diz Tatiana Aoki

Sobre o Japão sem Escalas

O podcast é apresentado por Tatiana Aoki, CEO da Aoki Media, e pela jornalista Ana Paula Novaes. A primeira temporada, com oito episódios, aborda questões relacionadas à comunidade nikkei no Brasil. Nikkei é a denominação para os descendentes de japoneses nascidos fora do Japão ou para japoneses que vivem regularmente no exterior. Cada episódio tem um tema central como cultura pop, gastronomia, turismo e lazer e reúne entrevistas, depoimentos e curiosidades sobre o Japão e sobre o idioma. O conteúdo é direcionado a todas as pessoas que têm interesse em conhecer mais sobre o Japão, a sua cultura em geral, o idioma e que sonham em viajar para o país.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES