Médicos condenam uso de injeção de testosterona de Andréia Sorvetão; veja

Hormônio masculino não favorece perda de peso, estimula o crescimento de pelos, o engrossamento da voz e aumenta risco de lesão no fígado.

A ideia, segundo a ex-paquita, era tomar o hormônio masculino | Ego
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Andréia Sorvetão surpreendeu muita gente ao dizer que estava tomando injeções de vitamina D e de testosterona para dar aquela ajudinha na dieta e na perda de peso. A ideia, segundo a ex-paquita, era tomar o hormônio masculino para acelerar o metabolismo, e assim consumir mais recursos do corpo, facilitar na queima de calorias e, consequentemente, na perda de peso.

?A testosterona aumenta o metabolismo, ajuda a perder peso mais rápido e a secar. Mas tem que continuar fazendo dieta e malhando. E também estou tomando uma dose baixa para não ter nenhum tipo de efeito colateral?, disse Sorvetão ao EGO.

O médico da loira, o especialista em medicina ortomolecular Rainer Moreira, confirmou o uso do hormônio e os tais benefícios para quem quer perder peso.

?A Andréia apresentou baixa de vitamina D e de testosterona. Resolvemos fazer a reposição através de injeções, que tem uma absorção melhor. Ela tomou uma dose da D, que só é tomada uma vez ao ano, e está tomando uma dose semanal de testosterona. A reposição do hormônio masculino só é indicada para quem tem deficiência, em doses baixas e para quem não tem histórico ou tendência a desenvolver câncer?, diz ele para depois elencar as vantagens do tratamento.

?A testosterona aumenta a libido, aumenta a massa magra e diminui a incidência de depressão?, conta Rainer reiterando ainda que usa uma versão importada do hormônio que apresenta baixos efeitos colaterais. ?Algumas pacientes reclamam de acne e queda de cabelo. Mas faço um ajuste na dosagem e tudo se resolve?, miniminiza.

O EGO conversou com outros especialistas que, ao contrário, condenaram veementemente o uso da testosterona para qualquer fim.

Guilherme de Azevedo Ribeiro - (Endocrinologista, autor da chamada ?Dieta Nota 10?, e tem entre suas clientes Carolina Dieckmann e Fátima Bernardes)

?Na grande maioria dos casos, a testosterona não auxilia em nada em dietas. Pelo contrário. Ela tem efeito anabolizante, que acarreta aumento da massa muscular. Não existe uma dose segura para mulheres. A mulher já tem uma quantidade mínima de testosterona no organismo. Mais do que isso acarreta uma masculinização com aumento de pelos no rosto, engrossamento da voz e aparecimento de acne. Em homens, o uso da testosterona aumenta as chances de câncer de próstata, e em ambos os sexos câncer de fígado e lesões hepáticas. Na dúvida, consulte seu médico. Ele saberá o que fazer.?

Nardo Ouriques - (Endocrinologista, especialista em Metabologia, e tem entre suas clientes Rayanne Morais e Mirella Santos)

?Não existe indicação da testosterona para a perda de peso. Pelo contrário. Ela tende aumentar de 30 a 50% o músculo. É claro que, com mais músculo, você tem um gasto metabólico maior. Os principais efeitos da testosterona são os androgênicos, com surgimento de pelos, engrossamento da voz, calvície, redução das mamas e a clitoriomegalia (aumento do clitóris). Tem também efeito metabólicos graves como aumento do LDL, que é o colesterol ruim, e a baixa do HDL, que é o colesterol bom, além do risco do desenvolvimento de hepatite medicamentosa. Não recomendaria para ninguém. Na dúvida, a pessoa pode checar se o médico é membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia.?

Fabiano Serfaty - (Endocrinologista, professor do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia, e tem entre suas clientes Fernanda Paes Leme e Renata Dominguez)

"A testosterona não tem seu uso autorizado para a perda de peso. Ela atá oferece uma resposta rápida de diminuição de massa gorda e aumento de massa magra, mas isso não é um tratamento autorizado porque oferece mais riscos do que benefícios. Entre eles estão o engrossamento da voz, aumento do clitóris, aparecimento de pelos e espinhas, e calvície. Além é claro dos riscos de câncer. Quem usa entra em um caminho sem volta. Acha que está ficando magrinho, torneado, mas está colocando a saúde em risco e, se parar de tomar volta ao que era antes. Ou seja, a pessoa quer sempre mais e mais. Não daria para nenhum paciente meu."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES