Mulheres faturam apenas 9% dos direitos autorais na música brasileira

Mês da Mulher: União Brasileira de Compositores divulga relatório anual ‘Por Elas Que Fazem a Música’ e promove ações virtuais em homenagem às compositoras

Paula Lima | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

"Deus é mulher/ Deus há de ser/ Deus há de entender/ Deus há de querer", nos versos de "Deus há de ser", música interpretada por uma das maiores artistas vivas no Brasil, a grande Elza Soares canta que Deus há de ser mulher. Na música, na arte e na vida, as mulheres vêm reivindicando cada vez mais espaço na sociedade, vozes que não querem mais se calar. Um movimento forte, mas que ainda precisa crescer, o que se torna mais visível quando observamos as estatísticas. No Dia Internacional da Mulher, a União Brasileira de Compositores (UBC) lança a 4ª edição do relatório ‘Por Elas Que Fazem a Música’, um levantamento da participação da mulher na música, tendo como referência a base de dados da UBC, entidade responsável por 56% da distribuição de direitos autorais no país. A pesquisa já está disponível no site da UBC - https://ubc.vc/porelas2021.

"Mulheres são destaque no setor musical. Um setor que já foi muito masculino. É muito importante que a UBC nos traga a real participação delas na música. Grandes estrelas femininas impressionam por seus feitos em número de público e alcance das suas obras. Fico extremamente feliz e motivada com os acontecimentos", afirma Paula Lima, diretora da UBC.

"O objetivo maior, tanto do relatório quanto dos debates que promovemos, é levantar uma discussão sobre a disparidade tão grande entre homens e mulheres. Queremos incentivar as mulheres a realizarem mais trocas, olhando para o passado e refletindo sobre o futuro. O quadro avança devagar, como esperado, mas já podemos notar melhoras nos números em relação às últimas edições da pesquisa", comenta Vanessa Schütt, responsável pela Comunicação da associação.

Marina Lima

Desde a elaboração da primeira edição do relatório, em 2018, o crescimento do número de mulheres associadas à organização foi de 68%. Elas compõem apenas 15% do quadro de mais de 40 mil associados da UBC, no entanto, representaram 17% de todos os titulares que se filiaram em 2020. O estudo aponta que as associadas têm, em sua maioria, entre 18 a 40 anos, sendo 64% do Sudeste, 14% do Nordeste, 9% do Sul, 8% do Centro Oeste e 2% do Norte.

Comparando com 2019, houve um aumento de 12% no cadastro de obras feitas por autoras e versionistas. Já em relação aos fonogramas, o cadastro com participação de intérpretes femininas aumentou 9%, de músicas executantes cresceu 8% e de produtoras fonográficas, 21%.

Em relação ao rendimento dos titulares, o valor recebido por mulheres no Brasil em 2020 continua representando 9% do total, ou seja, a cada 100 reais distribuídos, o valor destinado a elas é de apenas 9 reais. Já sobre o valor arrecadado no exterior, dentre os 100 titulares com maior rendimento, 12 são mulheres.

De todas as pessoas que acessaram as principais páginas e notícias do site da UBC, 42% foram mulheres, o que revela a busca por informação e aprendizado do público feminino.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES